Marcos Pontes vai abordar as curiosidades do Espaço e as estratégias de planejamento que o fizeram alcançar suas metas de vida. Feira acontece de 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, das 9h às 19h.

f2f96d0f 8f77 499f 85ae 2b882df57cbe - Astronauta brasileiro participa da abertura da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Belém

Astronalta brasileiro participará de abertura (Foto: Agência Pará)

espertar o interesse por ciência, tecnologia e inovação por meio de atividades lúdicas, palestras, oficinas, rodas de conversa, mesas de debates e exposição. Esse é um dos objetivos da 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que começa na próxima terça-feira (24) na Estação das Docas, em Belém. Após a abertura, às 18h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, haverá palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que vai abordar as curiosidades do Espaço e as estratégias de planejamento que o fizeram alcançar suas metas de vida.

Serão três dias em que pessoas de todas as idades poderão constatar que a tríade “ciência, tecnologia e inovação (CT&I)” está presente em todos os momentos do nosso cotidiano e, muitas vezes, apresenta soluções simples para problemas antigos, ao facilitar e melhorar a vida de comunidades inteiras.

No total, 25 estandes acolherão universidades, empresas e instituições que levarão à Feira projetos e trabalhos ligados às áreas de CT&I. O evento, que também se configura como uma opção de lazer, é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Programação

A programação do teatro, durante os três dias de evento, será composta por apresentações do Programa Natureza, atividade teatral do Museu Paraense Emílio Goeldi que estimula a preservação ambiental entre crianças e jovens e roda de conversa com adolescentes, realizada pelo PET Medicina/Enfermagem – UFPA, para tratar de assuntos como DST/Aids, gravidez indesejada, drogas e violência

A educação em saúde também será tema da atividade do Instituto Evandro Chagas. Já a posse responsável e os cuidados com os animais estarão em destaque no VETKIDS/PETVET da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

791f79c4 76b9 4236 b4e9 ecb310ea0e04 - Astronauta brasileiro participa da abertura da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Belém

Feira será na Estação das Docas, em Belém (Foto: Agência Pará)

Ainda no Teatro Maria Sylvia Nunes, os estudantes que se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também poderão assistir às aulas da equipe do Pro Paz Enem. A prova será realizada na semana posterior à Feira. Já para os amantes de teatro e história do Pará, será uma ótima oportunidade de assistir ao espetáculo “Cabanos”, do grupo Encenação. Além disso, a Sectet aproveita para lançar o desafio “Inovação na Indústria” que pretende estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras na indústria paraense.

Atividades

Na sala Business, localizada no segundo piso do Armazém da Gastronomia, estarão na pauta temas como minérios e minerais, história do universo, matemática, segurança pública, tecnologias sociais, economia e empreendedorismo.

24a4048c b6da 4859 a895 e8f1a2ea3ebf - Astronauta brasileiro participa da abertura da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Belém

Estação das Docas recebe feira (Foto: Agência Pará)

Neste espaço também ocorrerá, no primeiro dia de evento, a mesa redonda “A política de Ciência e Tecnologia do Pará e os desafios da inovação enquanto motor do desenvolvimento sustentável”, que reunirá representantes da sociedade civil, dos setores produtivos do Estado, do poder público e das instituições de pesquisas paraenses. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do edital de chamamento público para seleção de projetos de Tecnologias Sociais.

Inscrições

A programação da Feira é gratuita. Para oficinas, palestras e mesa redonda, o público deve chegar 30 minutos antes ao local de cada atividade. No caso da palestra do astronauta Marcos Pontes serão distribuídos convites, durante todo o dia 24, na sala de coordenação do evento. Já para o espetáculo “Cabanos”, os convites serão distribuídos na sala da coordenação, nos dias 24 e 25. As inscrições para as aulas do Pro Paz Enem podem ser feitas pelo site da Fundação. A programação completa da Feira está no site.

Serviço: Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, de 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, das 9h às 19h.

(G1 Pará)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here