download 2 300x150 - Campanha de vacinação antirrábica em ParagominasA Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), por meio da Vigilância Sanitária, dará início a campanha antirrábica para proteger todos os animais de nossa cidade. A partir do dia 15 de setembro, 20 pontos de vacinação serão instalados em vários locais como escolas, postos de saúde, e até o Lago Verde, onde cães e gatos a partir de 03 meses, independente do tamanho e peso, já podem tomar a dose da vacina.

É preciso que um adulto leve o animal até o posto de vacinação e ajude na contenção do animal.

E um alerta: animais doentes e debilitados não devem ser vacinados.

Fique por dentro dos principais locais de vacinação:

– Escola Amílcar Tocantins;
– Escola Anésia;
– Escola Arnaldo Fernandes;
– Escola Hilda Sá;
– Escola Castelinho;
– Escola Maria Luiza;
– Escola Santo Antônio;
– Lago Verde;
– Posto de Saúde Colônia Uraim;
– Posto de Saúde J.K;
– Posto de Saúde Jaderlândia;
– Posto de Saúde Jardim Atlântico;
– Posto de Saúde Jardim Bela Vista;
– Posto de Saúde Laércio Cabeline;
– Posto de Saúde Uraim;
– Posto de Saúde Cidade Nova;
– Posto de Saúde Morada do Sol;
– Posto de Saúde Promissão II;
– Posto de Saúde Promissão III;
– Praça em frente Bem Me Quer.

A Raiva:

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.

Como mencionado, os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.

A Importância da Vacina Contra a Raiva:

A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.

A vacina antirrábica é ainda, a única forma de prevenção contra a doença.

A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.

Com Informações da ASCOM/PMP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here