Há aproximadamente 15 anos, produtores rurais da região da Colônia Potiritá travam uma batalha pela posse daquelas terras. Essa batalha chegou ao fim, em audiência realizada na manhã de hoje(13), com um resultado favorável para todas as partes.

Um acordo foi firmado entre as partes no qual a propriedade deverá ser adquirida pela Associação dos Moradores Produtores e Produtoras Rurais da Colônia Cachoeiro Potiritá, cujo valor ficou estabelecido em R$ 333.723,40 (trezentos e trinta e tres mil, setecentos e vinte e três reais e quarenta centavos).

20190213 132226 1024x768 - Chega ao fim a batalha judicial da comunidade Cachoeira Potiritá
Produtores rurais comemoram decisão diante do Fórum- Jorginho Quadros

Diante da existência de um núcleo urbano na área e de investimentos públicos em infraestrutura no local, parte desse valor terá um aporte do município de Paragominas, no total de R$ 72.786,05 (setenta e dois mil, setecentos e oitenta e seis reais e cinco centavos).

IMG 20190131 WA0040 1024x211 - Chega ao fim a batalha judicial da comunidade Cachoeira Potiritá
Publicidade

O Defensor Público Agrário, Dr. Rossivagner Santana Santos, esclareceu que foi um desfecho vitorioso, no entanto, o processo não se encerra aqui: “agora a associação terá que cumprir fielmente o que ficou decidido, e cada membro deverá pagar a sua parcela corretamente, para que não haja quebra de acordo”.

20190213 132648 1024x768 - Chega ao fim a batalha judicial da comunidade Cachoeira Potiritá
No centro, Defensor Público Rossivagner Santana esclarece a responsabilidade da associação após o desfecho do processo – foto: Jorginho Quadros

O poder executivo teve um papel preponderante nesse processo, se envolvendo diretamente em todas as suas etapas. O prefeito Paulo Tocantins compareceu à audiência acompanhado do procurador do município, Dr. Ary Veloso. O aporte do município contribui de forma relevante para os interesses dos associados que são pessoas simples de poucos recursos.

20190213 131751 1024x768 - Chega ao fim a batalha judicial da comunidade Cachoeira Potiritá
Emocionada, Fabiana Santos comemora com colonos – foto: Jorginho Quadros

Fabiana Santos é vereadora e moradora da comunidade. Foi uma das lideranças que estiveram à frente desse processo e grande parte dessa conquista se deve à sua luta. Muito emocionada ela falou à nossa reportagem: “saímos daqui vitoriosos e agradecemos sobretudo a Deus, que não desampara os seus filhos”.

Por Jorginho Quadros

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here