dfe39af3 ae62 4ed9 8aed 0001e55f72dd 300x168 - Curtíssimas desta segunda-feira (29) - Com Jorge Quadros
Índios chegam para apoiar o movimento paredista dos professores da Rede Municipal de Ensino de Paragominas.

PENHA

Caso o Senado aprove em 2018 o PLC 16/2011 namorados e ex-namorados violentos estarão incluídos na Lei Maria da Penha. A proposta determina de forma clara que o namoro, atual ou terminado, configura relação íntima de afeto para fim de proteção da mulher contra a violência doméstica e familiar.

APROVAÇÃO

A proposta, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e já recebeu voto favorável do relator Magno Malta (PR-ES). Ele explica que interpretação da Lei Maria da Penha tem sofrido divergências nos tribunais. Enquanto alguns juízes entendem que a legislação vale para todos os casos de violência contra a mulher, outros têm visão mais restritiva, considerando que ela só se aplica a relacionamento estáveis.

SELETIVO

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) realizará, somente nos dias 30 e 31 de janeiro, as inscrições para mais um Processo Seletivo Simplificado (PSS), para seleção de candidatos a fim de desempenharem as funções de Técnico em Gestão Ambiental – Nível Superior (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Biologia, Engenharia de Pesca, Turismo, Geografia, Pedagogia, Ciências Sociais e Comunicação Social). Para o nível médio, o cargo está sendo ofertado para Assistente Administrativo. (DOL)

INSCRIÇÕES

O preenchimento das vagas é de caráter temporário e se dará nos municípios de Belém, São Geraldo do Araguaia, Monte Alegre, Afuá, Senador José Porfírio e Santarém. As inscrições serão realizadas através do site do Ideflor-bio, sem cobrança de taxa de inscrição.

UFRA

Os selecionados para as duas mil vagas ofertadas no processo seletivo 2018 da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) foram conhecidos na manhã desta segunda-feira (29). A universidade ofertou todas as suas vagas através do Sisu, sistema de seleção unificada do governo federal. O sistema utiliza a nota do Enem como método avaliativo. Agora os calouros precisam ficar atentos para a matrícula, que ocorre de 05 a 07 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, no campus da UFRA ao qual o candidato concorreu à vaga. Todas as informações constam no edital de matrícula, disponível no site da UFRA.

GREVE

E a greve dos professores da rede municipal de ensino de Paragominas não tem data para acabar. O impasse continue e com isso, alunos e pais estão preocupados, mas uma grande parte apoiando o movimento paredista. A greve é legal, diz o sindicato da categoria que busca, entre outras coisas, melhoria dos espaços físicos de escolas e adequação salarial e a verba do extinto Fundef recebida pela prefeitura.

ÍNDIOS

Antes haviam apenas algumas informações de que índios iriam participar do movimento paredista dos professores de Paragominas. Mas hoje a coisa se concretizou. Indígenas chegaram e se instalaram em frente à prefeitura em apoio aos grevistas.

PREFEITO

O prefeito Paulinho tenta de todas as formas equacionar o problema e deve continuar trabalhando neste sentido ainda nesta segunda-feira. No ano passado os professores foram às ruas pelo mesmo problema. Naquele período acertaram alguns detalhes das reivindicações e voltaram as atividades, agora a situação está crítica.

DROGAS

As polícias Civil e Militar continuam fazendo o trabalho de investigação e prisão de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Na semana passada a investida da PC foi no bairro Promissão III onde um grupo foi surpreendido pelos homens da lei e, depois de terem anunciada as suas prisões foram levado para a 13ª Seccional de Paragominas.

VIOLÊNCIA

Notícias dos jornais da Capital mostram que o Estado do Pará está vivendo um verdadeiro clima de guerra com a violência desenfreada e sem muita perspectiva disso diminuir em virtude da precariedade das delegacias de polícia, da falta de policiais civis e militares e o crescente tráfico de drogas que proliferam todo o Estado. O número de mortes neste primeiro mês de 2018 já muito maior que nos anos anteriores.

CONCORRÊNCIA

Dizem os expert no assunto que concorrência é sempre bem vinda, pois além de empurrar alguns preços para baixo, ainda oferecem emprego e renda. Este é o caso de uma grande empresa que está se instalando em Paragominas e já começa a fazer com que alguns empresários coloquem a ‘barba de molho’.

SHOPPING

E mais um ano findou e aquela história de que o Shopping Paricá iria inaugurar, pelo menos uma parte, foi de água abaixo. Agora, a população nem acredita mais nisso. Todos estão igual Tomé: Deixa acontecer que a gente vai lá. Se acontecer!

CRESCENDO

Está cada vez maior o número de simpatizantes à pré-candidatura de Sidney Rosa (PSB) ao governo do Estado. Entre os que se apresentam no cenário político, Sidney é de longe o único a não ter nenhum problema judicial. O homem é ‘ficha limpa’, fez uma das melhores administrações como prefeito nos últimos 53 anos de emancipação da cidade de Paragominas, foi secretário de Estado ajudando a alavancar economicamente o Pará e é membro efetivo de uma das mais renomadas federações industriais do País, a Fiepa. Como deputado, suas atuações tem sido pautadas na moralidade. Isso não é um grande passo para a moralização do Estado? Claro que sim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here