2018 300x228 - Curtíssimas desta sexta-feira (05) - Com Jorge Quadros

RETORNO

Bem, estamos de volta depois de alguns dias de molho em virtude de uma cirurgia. Que 2018 seja um ano de muita paz e notícias positivas para todos nós. Paragominas começou o ano dando uma trégua aos que pensam em atraso, em descaso e em negativismo. O município poderá mostrar nos contextos econômicos, políticos e sociais mais diferenças ainda em relação àqueles que inda pedalam para crescer e aumentar o seu PIB. Apesar de algumas pessoas torcerem contra, o município aparece com claras intenções de desenvolvimento e, inclusive, nos aspectos de empregabilidade, segundo o próprio Caged, do Ministério do Trabalho, teremos mais oportunidades de emprego que no ano anterior. No político, as mudanças poderão começar no administrativo municipal e chegar a florescer o cenário estadual. No econômico, o agronegócio e a piscicultura continuam em alta e, no social, os programas a serem realizados serão vitrine para muitos dos nossos vizinhos.

POLÍTICA

O que continua sendo motivo de conversa nas rodas políticas é se realmente o prefeito Paulinho Tocantins (PSDB) vai deixar a prefeitura nos próximos meses para concorrer à uma vaga de deputado estadual.

AFASTAMENTO

Se o prefeito decidir se afastar do cargo de prefeito para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, deverá se afastar seis meses antes das eleições, que serão em 7 de outubro. Neste caso, Paulinho terá que ‘xispar’ do cargo até o dia 7 de abril.

VICE

Se essa hipótese se concretizar, quem assumirá a vaga de prefeito de Paragominas será a vice-prefeita Mozimeire Costa, também do PSDB.

PORÉM

Se Paulinho Tocantins for candidato à deputado estadual, a vereadora Denise Gabriel, também do PSDB, retira seu nome. Para ela, que é presidente da Câmara, restará assumir como prefeita numa eventual viagem de Mozimeire para fora dos limites da cidade no período previsto em lei.

GANHANDO

Se Paulinho Tocantins ganhar as eleições, assumirá o cargo de deputado estadual em janeiro de 2019. Paragominas ficará entregue à duas mulheres no comando do Executivo e Legislativo nos próximos dois anos. No caso do executivo, dois anos e nove meses.

MAS…

Teremos aí uma incógnita que só será solucionada em mais ou menos dois anos. Quem seria realmente o candidato à prefeito de Paragominas em 2020? Dizem por aí que Adnan Demachki (hoje secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado) e Sidney Rosa (hoje deputado estadual) poderão retornar novamente ao comando de Paragominas vinte e tantos anos depois.

SE…

Mas, esta hipótese só aconteceria se nenhum dos dois for bem sucedido em suas intenções em 2018. Adnan, segundo os mais experientes no assunto, tenta se consolidar como candidato ao governo, com apoio do PSDB estadual (Mesmo alguns dizendo abertamente que ele será candidato à vice governador numa chapa formada com o deputado Márcio Miranda com total apoio de Jatene).

SIDNEY

Sidney, que é abertamente candidato ao cargo de governador pelo PSB não abre mão desta posição cômoda, aliás, segundo informações, com mais de 10 por cento de aceitação pública e com a menor rejeição entre os candidatos carimbados (Dizem por aí também que caso não se consolide esta intenção, Sidney poderá ser candidato ao senado ou, quem sabe, se unir à um nome muito conhecido e que está à frente nas pesquisas de intenção de voto. Vamos ver, tudo são conjecturas.

OUTROS

Alguns outros nomes estão surgindo no cenário político local e devem manter suas candidaturas. Mas alguns sairão apenas para ajudar seus líderes estaduais, pois não reúnem nenhuma condição de vencer uma eleição tão abrangente, principalmente pelas dificuldades financeiras que apresentam.

FEDERAL?

Bem, falamos até aqui de candidatos à deputado estadual e governador. Mas quem seria o candidato à deputado federal indicado pelos grupos políticos de Paragominas? Até agora, só o PSB tenta emplacar na região o nome de Cássio Andrade. Os outros ainda estão na obscuridade. Se continuar assim, Paragominas mais uma vez ficará sem representatividade na Câmara Federal. Uma pena!

FUTEBOL

O Paragominas Futebol Clube que tem à frente o experiente Cacaio e o treinador de goleiros Mauro César, ambos com muita história no Clube poderá, enfim, chegar mais perto do título neste 2018. Charles Guerreiro, o presidente do time, está mostrando criteriosamente que tem condições de tornar o ‘Jacaré do Norte’ mais competitivo ainda.

LIXO

Dezenas de cidades paraenses reclamam que depois do réveillon ficaram entupidas de lixo por todos os lados. Aqui em Paragominas, mais uma vez, o Departamento de Limpeza Pública aloprou. No dia seguinte à passagem de ano novo todas as ruas estavam completamente limpas e as equipes de limpeza nas ruas. Bom exemplo!

PORÉM…

Durante ontem muitos moradores reclamaram de que a coleta de lixo não foi realizada em algumas ruas de alguns bairros. Tem vezes que é assim!

PAGAMENTO

Outra situação que merece respeito foi com relação ao pagamento do salário de dezembro dos funcionários públicos municipais. Todos eles receberam seus vencimentos antes mesmo do Natal.

MORTE

E como andam as investigações sobre o acidente de trânsito que causou a morte de um rapaz na Rodovia PA 125? Por onde anda o outro rapaz que atropelou e matou de forma brutal sua vítima?

PRÊMIOS

Dois títulos de matérias que devem orgulhar muito os paragominenses: “Paulo Tocantins é o primeiro Prefeito de Paragominas a receber a Medalha Ordem do Mérito Judiciário, concedida pelo Tribunal de Justiça do Pará”. “Paragominas recebe Selo Verde Gestor Transparente pelo 2º ano consecutivo”.

FRASE DA SEMANA

Para arrombar um cofre o bandido precisa de algumas bananas de dinamite, o politico precisa somente de alguns eleitores bananas“.

….

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here