IMG 20181129 WA0047 - Curtíssimas do Jorge Quadros, desta sexta-feira (30)
Muita água em pouco tempo acabou deixando várias ruas de Paragominas e casas alagadas. Vem ainda muita chuva por aí e a preocupação só aumenta. Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Sanepar e outros órgãos estão em alerta máximo! Foto: Reprodução

ALAGOU

Mais uma vez Paragominas ficou debaixo d’água literalmente. As chuvas, que foram fortes por algum tempo acabou por inundar ruas, invadir casas e causar transtornos a diversas famílias que, traumatizadas, imaginaram que a cena de abril iria se repetir.

COMÉRCIO

Alguns pontos já estão se tornando comum, apesar dos prejuízos acumulados todos os anos: área do Lago Verde (Green Lake) e das proximidades do Mercado Municipal, Rua 15 de novembro de adjacentes.

RODOVIAS

Em pelo menos dois pontos, a PA 256, entre a Rádio Cidade FM e a empresa Juparanã, uma cratera que há meses (aliás, desde a enchente de abril estava com iminência de aumentar) estava sem nenhum tratamento adequado e com sinalização de fitas plásticas, aumentou de tamanho invadindo parte do asfalto e na BR 010, em frente ao Balneário Bambu que está na iminência de romper.

PROMISSÃO II

Algumas casas do bairro Promissão II também foram invadidas pelas águas pois os canais não suportaram a vazão das águas pluviais. Há previsão de mais chuvas para este final de semana e isso aumenta a apreensão dos moradores.

AJUDA

Apesar das críticas de quem perde tempo nas redes sociais e não sai de casa para ajudar em absolutamente nada, a Prefeitura de Paragominas emitiu nota informando que estava atenta aos acontecimentos e a Sanepar, autarquia municipal, disponibilizou veículos e funcionários para colaborar com o transporte de pessoas que preferiram sair de suas casas e irem para lugares mais seguros.

TRÂNSITO

O Sinsep – Sindicato dos Servidores Públicos de Paragominas informou ao secretário de Trânsito e Cidadania, Dr. ‘Chico Antonio’ que devido ao decreto do gestor municipal Paulinho Tocantins (PSDB) sobre cortes de despesas, gratificações e horas extras, que os agentes não irão trabalhar aos finais de semana e feriados.

MAS…

À noite desta quinta-feira (29) foi divulgado nas redes sociais que em reunião com a vice-prefeita, Dra. Mozimeire, foi garantido que os agentes terão seus vencimentos mantidos, inclusive com as horas trabalhadas aos finais de semana, já que este é um serviço essencial. Esta informação, no entanto, está sendo checada por nossa reportagem.

ENTRETANTO…

Segundo nosso informante, a vice-prefeita disse que o Decreto está mantido e que é necessário estes cortes para que o município adeque sua receita à despesa haja visto que os gastos ultrapassaram a média segundo notificação do Tribunal de Contas dos Municípios que alertou que a PMP deve eliminar o percentual excedente na folha de pagamento.

CONTUDO…

O Decreto assinado pelo prefeito Paulinho foi o de número 718/2018 que ‘dispõe sobre a adoção de medidas de redução de despesas no âmbito da administração direta e indireta do município de Paragominas, objetivando o restabelecimento econômico e financeiro das despesas e receitas em observância ao cumprimento das metas orçamentárias e à Lei de Responsabilidade Fiscal’.

TODAVIA…

Informações da Secretaria de Administração e Finanças, atualmente a Folha de Pagamento corresponde a 58,53% da Receita Corrente Líquida, o que excede os limites de gastos com despesas com pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar nº 101/2000.

POIS…

Nesse caso, alguns serviços essenciais serão mantidos. Acredito que o trabalho dos agentes de trânsito está garantido, no sentido de manter a ordem aos finais de semana haja visto que é justamente nestes dias em que se precisa de maior fiscalização em virtude dos ‘dirigidores’ irresponsáveis aprontarem nas vias públicas.

ELEIÇÃO

É hoje a eleição para a diretoria da UFRA Paragominas. O novo gestor irá administrar esta importante instituição pelos próximos quatro anos (2019-2022. São duas chapas, uma encabeçada pelo doutor César Tenório e outra pelo doutor Allan Lobato, com seus respectivos vices, doutor Douglas Costa e doutora Izabelle Andrade.

METROPOLITANA

A turma DIR. 31de Direito Constitucional II da Faculdade Metropolitana, coordenada pelo professor Wendell Wilker foi à Câmara Municipal de Vereadores observar como funciona o processo legislativo. Alguns dos alunos nunca tinham ido àquela Casa de Leis. Uma iniciativa que merece reconhecimento e que insere no aluno como funciona na prática um poder que tem em sua essência criar leis, cumpri-la e fiscalizar seu cumprimento.

ACONTECEU

Muita gente sabia que o Programa Mais Médicos atendido em sua maioria pelos médicos cubanos iria sofrer um revés neste final de ano. Pois bem, a maioria dos médicos brasileiros inscritos após a saída destes profissionais ainda não compareceu para assumir seus postos e outra parcela desistiu de ir aos lugares mais distantes e pobres do País. Tava na cara!

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Paragominas elegeu sua nova diretoria. A chapa vencedora foi a encabeçada pelas advogadas Ângela Cassini e Maxiely Scaramussa. Disputa acirrada já que a diferença foi de apenas 6 votos. Porém, o que se pode dizer é que ambas as chapas, com advogados muito competentes promoveram a cidadania e a democracia. No decorrer do mandato, todos estarão juntos defendendo os mesmos propósitos. Parabéns!

Jorge Quadros
Jornalista – DRT PA 2138

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here