thumb 2 1024x439 - Curtíssimas do Jorge Quadros, sábado (24)
Prefeito Paulo Tocantins recebe pela terceira vez consecutiva o Prêmio de Gestor Transparente pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará. Foto: Paulo Zildene

TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios é uma das instituições sérias e comprometidas com a lisura das administrações municipais, observando, analisando, votando e dando parecer pela aprovação ou não, pelas Câmaras Municipais, das contas de cada gestor público, seja do executivo ou legislativo. Muitas vezes as contas são aprovadas literalmente ou com ressalvas e cabe aos vereadores, em votação plenária seguirem ou não os pareceres do TCM.

GESTÃO

Mas, para que as contas sejam aprovadas é necessário que o gestor municipal tenha a responsabilidade de gerir o dinheiro público com inteligência, dedicação e, principalmente honestidade. As dificuldades em conduzir um município são enormes e carece de um gestor arrojado que, mesmo nas situações mais adversas, tenha o cuidado de não ‘meter os pés pelas mãos’ e não acarretar prejuízos à municipalidade.

PREMIAÇÃO

Foram estas características citadas acima que fizeram com que o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará dessem ao prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins (PSDB) o Prêmio Gestão Transparente por três anos seguidos. Ou seja, ‘é preciso tomar medidas antipáticas e incompreendidas por munícipes, que ser amado e querido por muitos e levar o município ao descaso total, o que não acontece em Paragominas‘.

CUIDADO

Neste período que antecede o Natal, é preciso que as famílias de Paragominas tenham muito cuidado com as promoções que surgem na Internet oferecendo todo tipo de vantagens e de pessoas que estão visitando as residências para oferecer facilidades. Outra situação que merece atenção especial são os ‘técnicos’ que estão se oferecendo para ‘consertar’ equipamentos eletrônicos nas residências.

BANDIDOS

Tomamos conhecimento que dois homens estão se apresentando nas residências se passando por ‘técnicos de equipamentos eletrônicos, como máquina ou tanque de lavar roupas, microondas, ventiladores, entre outros. Como geralmente alguma casa tem um equipamento queimado, as pessoas liberam a entrada para que estes ‘técnicos’ façam o trabalho ali mesmo, na casa, aliás, esta é a proposta, fazer o trabalho no domicílio. Mas os indivíduos são bandidos que se aproveitam que estão dentro da residência para cometer assaltos. Muito cuidado!

PARALISAÇÃO

Funcionários públicos municipais farão uma paralisação na próxima terça-feira (27). Entre as reivindicações, explicações sobre cortes de gratificações e horas extras por parte do executivo municipal. A convocação está sendo feita pelo Sinsep – Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Paragominas.

CUBANOS

Estavam trabalhando no município de Paragominas 11 médicos cubanos dentro do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Na semana passada, em entrevista exclusiva ao site jorgequadros.com.br o secretário Flávio Garajau falou da sua preocupação com a saída destes profissionais. Hoje, a situação é diferente. O próprio Governo Federal anuncia que quase todas as vagas já estão preenchidas com médicos brasileiros que estão dispostos a atender nos mesmos lugares longínquos que os cubanos atendiam. Vamos aguardar pra ver!

DIFICULDADE

Lembro que há alguns anos o prefeito Paulo Tocantins tinha a maior dificuldade para contratar profissionais médicos para suprir as necessidades que o município tinha. Inclusive para a zona urbana, imagine para a zona rural. Por isso, que até mesmo os administradores municipais da região estão com o ‘pé atrás’ quando se fala em atender nas comunidades rurais com a dificuldade de acesso, estradas ruins, muitas vezes sem comunicação, enfim. Repito: vamos aguardar pra ver!

INCÊNDIO

A Serraria Ouro Verde, uma das mais antigas da cidade de Paragominas, de propriedade do empresário José Anterval, sofreu um grande prejuízo com incêndio de parte de suas instalações. Muita madeira virou cinza. Não se sabe ainda o que ocasionou o incêndio e nem foi calculado ainda o valor do ‘prejú’. Lamentável!

MUDANÇA?

Para aqueles que pensam que mudei de Paragominas estão redondamente enganados. Estou mais aqui do que nunca. Naturalmente que estou também trabalhando no município de Açailândia, no Maranhão, dirigindo uma grande emissora de rádio, convidado que fui pelos seus sócios, grandes amigos de longas datas e da filial da empresa JORGEQUADROS.COM. Aliás, para que fique bem claro, nossa empresa é quem dirige a Rádio Marconi FM 101,9 naquele município. Estou em Paragominas sempre aos finais de semana. À partir de janeiro mais frequentemente para administrar um projeto político que está em andamento há mais de dois anos.

HISTÓRIA

Muita gente fala diariamente da família Barbalho. Uns falam muito bem e outros falam muito mal. Os que falam bem porque conhecem a família na sua essência. Os que falam mal, talvez a maioria, porque nada conhecem da família que faz história há um século no Estado do Pará. Cem anos? Talvez seja exagero, mas o patriarca da família, Laércio Barbalho, se vivo fosse completaria hoje cem anos de idade. Um legado que ninguém pode negar. Nem os que falam mal ou bem. Mas, a prova de que alguma coisa de bom a família Barbalho fez e faz está na reeleição de todos os que foram candidatos no último pleito. A história de vida do patriarca está no link da matéria publicada no Jornal Diário do Pará (criado por ele): ACESSE AQUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here