03e674c2 2117 48eb b0d7 4f98184f2c96 1024x1024 - Curtíssimas do Jorge Quadros, sexta-feira (11)
Tudo pronto para a comemoração dos 54 anos de emancipação política do município de Paragominas. Uma grande programação está preparada e os ajustes finais estão sendo feitos. Paragominas merece todos esses afagos e carinhos. Imagem: Reprodução

ENTREVISTA

Nesta nova fase do site www.jorgequadros.com.br e da nossa Fanpage (Facebook) Jorge Quadros – Jornalismo Sem Censura, o entrevistado desta quinta-feira (10) foi o vereador Hesinho Moreira, presidente da Câmara de Vereadores de Paragominas. O vereador não poderia ter sido mais explícito ao explicar com todas as letras o papel do vereador, que muitas vezes é confundido com o papel do executivo.

PORÉM…

O vereador Hesinho, que é filho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Hésio Moreira (médico renomado não apenas em Paragominas mas em toda a região) disse também que cabe à Câmara como um todo fiscalizar os atos do executivo, porém, sem perder o diálogo. Citou, por exemplo, a boa relação que tem com os presidentes dos sindicatos municipais e que conversará com todos eles sempre que houver alguma necessidade para que a máquina administrativa não fique emperrada.

ASSISTA!

A entrevista com o vereador Hesinho está disponível em nossa página JORGE QUADROS – Jornalismo Sem Censura no Facebook. Aproveite, entre lá e não esqueça de CURTIR a página, porque muitas outras entrevistas serão realizadas sempre com o propósito de levar à sociedade paragominense assuntos que possam esclarecer o desenvolvimento da nossa cidade.

PATRIMONIAIS

Os seguranças patrimoniais continuam na luta no sentido de conseguirem sensibilizar o gestor municipal para que pague as horas extras realizadas no chamado ‘banco de horas’ e incorporação das 60 horas extras no salário mensal e para a continuação ou não do movimento grevista. Nova assembleia geral extraordinária está marcada para os dias 15 e 16 deste mês, às 19 horas, na sede administrativa do Sinsep, que foi quem protocolou na Prefeitura o Edital de Convocação.

FURTOS

A paralisação dos seguranças patrimoniais mostrou que a falta deles fragiliza a segurança dos prédios públicos. Ou seja, monitoramento por sistema de segurança é muito bom, mas a presença dos seguranças também inibe os meliantes no momento de entrarem nos prédios, como aconteceu com as escolas que foram arrombadas e furtadas. Está passando da hora da municipalidade pensar em criar a Guarda Municipal. Municípios como Ipixuna do Pará conseguiram diminuir a violência depois da criação deste tipo de segurança armada.

AMISTOSO

No sábado (12), o Paragominas Futebol Clube joga amistosamente contra o Atlético Vila, da cidade de Açailândia-MA, no Estádio Arena Verde, o ‘Ninho do Jacaré’. Para quem não sabe, apesar de ser um time do futebol amador, o Atlético Vila foi campeão de quase todas as competições que participou e é reconhecido em quase todo o Maranhão. Um time-empresa, que tem sede, campo e ônibus próprio para a condução da sua delegação.

ASSALTOS

Um assalto de grandes proporções aconteceu na madrugada desta sexta-feira (11) no município de Rondon do Pará. Três agências bancárias foram literalmente explodidas com grande carga de dinamite, Banpará, Sicredi e Banco do Brasil. Os bandidos, segundo informações preliminares causaram pânico aos moradores pois as explosões foram ouvidas a quilômetros de distância. As polícias estão investigando mas não houve ainda, até o momento desta publicação, nenhuma informação que leve à quadrilha.

ROUBOS

Em Paragominas o que ainda preocupa a população é a quantidade de furtos e roubos de motocicletas, principalmente nos bairros periféricos. Uma situação antiga, pois se sabe que a maioria destes veículos são levados para a zona rural e vendidos por menos da metade do preço. Essas motocicletas são usadas apenas para o ‘comprador’ ir à roça ou ao vilarejo para as compras semanais e dificilmente são descobertos ou denunciados.

TRABALHO

A Prefeitura de Paragominas começou o ano fazendo a recuperação de ruas e avenidas que foram atingidas pelas chuvas. A operação tapa-buracos está chegando à vários bairros. Porém, tem um bairro que a população está ‘tiririca’, pois começaram o trabalho e ainda não concluíram. Moradores reclamam que não podem entrar ou sair de casa com seus veículos por causa do barro e da lama. A secretaria de Infraestrutura afirma que os trabalhos serão retomados logo.

TERMINANDO

O Prefeito Paulinho (PSDB) tem, entre outras coisas, sinceridade. É verdade! Temos conversado com o gestor municipal e com parte da população sobre sua administração. O que tem acontecido é que, manter uma cidade de tão alto índice de desenvolvimento é muito mais difícil do que chegar aonde chegou. Paragominas está na frente de quase todas as cidades com a mesma densidade demográfica e econômica. É só sair um pouco de Paragominas, visitar outros municípios que a diferença é gritante. Mas, claro, não podemos relaxar e deixar de cobrar o que ainda está por ser feito.

POLITICANDO

Quem é bom observador já ‘desconfiou’ de alguns ilustres personagens que querem ‘chegar chegando’ nas próximas eleições e se dizendo o ‘rei da cocada preta’, que há anos moram aqui, que sempre contribuíram, que sabem fazer muito mais do que já foi feito, que colocará Paragominas nos trilhos… Pois bem… é bom continuar observando mesmo. Principalmente aqueles que estão em todos os lugares, festas, velórios, exposições, brigas de vizinho… e como estão agindo. Não se pode mais fazer política partidária por aqui denegrindo as imagens, os nomes e as instituições. Nos últimos 20 anos, os três gestores mostraram como se deve fazer.

SECRETARIADO

Sem questionar a competência de cada um dos secretários, fica aqui apenas uma pergunta: Não tem, em Paragominas, ninguém com as mesmas ou melhores condições profissionais que os nomes da ‘roda’? Por quê tanta proteção e engajamento pelos mesmos nomes?

Jorge Quadros
Jornalista DRT 2138

….

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here