destaque 573935 forca111 - Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
(Foto: Divulgação/Ag. Brasil)

Ao menos 200 homens da Força Nacional serão enviados a Belém (PA) a fim de ajudar as equipes de segurança locais no patrulhamento da região metropolitana. Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, o pedido de auxílio foi feito pelo governo do estado, com base na necessidade de reforço para tentar reduzir os “altos índices de criminalidade”. A expectativa é que a tropa comece a atuar em seis bairros de Belém até o dia 15 de março.

O secretário anunciou o envio da Força Nacional durante coletiva de imprensa para anunciar a retirada “gradual” dos 420 agentes que há um mês atuam no Ceará. De acordo com Theophilo, a Força Nacional e, em menor grau, o Exército, têm sido bastante demandados pelos estados que, sozinhos, não têm conseguido enfrentar “o crescente poderio das organizações criminosas”.

“Há muitos pedidos por manutenção da garantia da lei e da ordem. O crime organizado se espalhou por todo o território brasileiro e, por isso, temos que ser muito incisivos no patrulhamento nas fronteiras, portos e aeroportos. [Temos que] Investir muito em inteligência policial, investigativa, e usar o que há de mais moderno em tecnologia”, disse Theophilo.

Segundo o diretor da Força Nacional, coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, os agentes atuarão em conjunto com as forças de segurança locais, em áreas com os mais altos índices de criminalidade de Belém. Se necessário, o contingente poderá ser ampliado até o limite inicial de 500 agentes.

DOL com informações da Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here