O estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) está funcionando com apenas 70% de sua capacidade de atendimento, devido ao número insuficiente de doações. A direção da instituição convoca, com urgência, os doadores de sangue a se dirigirem aos postos de doação, com o objetivo de reverter a situação, que interfere diretamente na qualidade e agilidade do atendimento às demandas transfusionais para os mais de 200 hospitais da rede pública e privada.

A situação mais crítica está na insuficiência de bolsas de sangue dos tipos A, O e B negativos. Para aumentar o número de comparecimento, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) está acionando candidatos cadastrados tanto no Clube de Doadores Raros, como também outros tipos sanguíneos Positivos de doadores cadastrados no hemocentro paraense.

O comerciante Elciomar Alves de Moraes foi um dos que atenderam o apelo do Hemopa, e doou sangue na tarde de ontem, 18. “Dôo sangue há 28 anos e incentivo familiares e amigos para exercitarem esse ato nobre e que salva vidas”, afirmou o doador, que tem o sangue do tipo A positivo.

A titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias, incentiva a coleta de sangue de antigos e novos doadores. “É um ato simples e que muitos deveriam experimentar”, sugeriu ao comemorar a inauguração de mais um ponto fixo de coleta de sangue em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), em Icoaraci, na tarde de ontem.

Agora, são três unidades de coletas descentralizadas: uma no Pórtico Metrópole e outra na Estação Cidadania Pátio Belém. No entanto, esse último local ainda não atingiu a meta de 50 coletas/dia, que é a sua capacidade de atendimento. “Estamos com uma média baixíssima: entre 5 e 8 doações/dia. Essa realidade só vai mudar com a ação solidária de voluntários da doação de sangue”

Para ser um candidato à doação de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço:

O Hemopa funciona na Tv. Padre Eutíquio, 2109, de segunda sexta de 7h30 às 18 horas e, aos sábados de 7h30 às 17 horas. Na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 10 às 18 horas, e aos sábados até as 17 horas. O serviço também é oferecido no posto da Ação Cidadania do Pátio Belém, de segunda a sexta-feira, de 10 às 18 horas. Mais informações: 0800 280 8118.

O Liberal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here