Hospital de Paragominas implanta protocolo de resposta rápida 300x200 - Hospital de Paragominas implanta protocolo de resposta rápida
FOTO: ASCOM / HRPL

A partir de agora, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, passa a utilizar o Protocolo do Time de Resposta Rápida (TRR). O novo sistema permite a atuação imediata em usuários internados na Clínica Médica e Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Recuperação pós-anestesia e Pronto Atendimento.

Entre os principais benefícios do TRR está sistematizar o atendimento de usuários no setor de urgência e emergência, diminuir a mortalidade intra-hospitalar, prevenir e reduzir o número de Paradas Cardiorrespiratórias (PCR), reduzir admissões e readmissões na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e garantir maior segurança dos usuários.

O novo sistema é composto por uma equipe multiprofissional, devidamente capacitada, que garante o atendimento especializado em casos de urgência, dentro da unidade de saúde, em situação adversas, como paradas cardiorrespiratórias e também em urgências e emergências médicas.

 De acordo com o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, o TRR tem a capacidade técnica de identificar e tratar precocemente os usuários com deterioração clínica ou em risco de morte fora do ambiente da UTI. “Estudos evidenciaram que a PCR é precedida de deterioração clínica, em média de seis a oito horas antes do evento”, informou.

Clóvis explica que, a partir do acionamento, a equipe se desloca imediatamente respeitando o tempo máximo de três minutos para Código Azul, em casos de PCR, e até cinco minutos para Código Amarelo, além de ocorrências na urgência/emergência.

Esse atendimento assegura que qualquer usuário seja devidamente identificado e tratado na vigência de emergência ou demais intercorrências médicas. O enfermeiro informa que essa assistência ocorre, mesmo na ausência do médico titular, sem a anuência prévia do mesmo, para garantir  uma resposta apropriada para um atendimento adequado aos usuários.

Esse atendimento precede de elaboração de um Plano Terapêutico junto à equipe do TRR, orientação da equipe do setor e, posterior, reavaliação do usuário. E, se for o caso, solicitação de vaga na UTI. “Orientar familiares e ou acompanhantes também é fundamental”, pontuou Clóvis Guse.

O Hospital Regional Público do Leste, referência em atendimento de urgência às vítimas de acidente vascular cerebral, presta assistência de média e alta complexidade para usuários de 23 municípios do nordeste paraense.

Para obter atendimento, os pacientes são referenciados dos Hospitais Municipais e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento no Hospital Regional Público do Leste.

Nos casos de urgências do Samu, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24h.

O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Por Vera Rojas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here