À convite da mineradora Hydro, vereadores da Câmara Municipal de Paragominas realizarão, nesta quarta-feira (06), uma visita técnica às instalações da empresa, cujo roteiro inclui as barragens do Vale e o reservatório do Platô (RP1). O objetivo da visita será explanar aos vereadores o processo de barragens.

Ainda que os vereadores não possuam qualificação técnica para avaliar o estado das barragens, a explanação será uma forma de prestar satisfação aos representantes do poder legislativo quanto à segurança das mesmas.

Paragominas possui a quarta maior barragem do país, e os vereadores, mais do que nunca, têm interesse em tomar pé das condições em que se encontra e das medidas de segurança adotadas pela empresa para evitar incidentes que venham impactar de alguma forma a cidade e seus moradores e os próprios funcionários da empresa. Sobretudo, diante da tragédia ocorrida recentemente na cidade de Brumadinho-MG, que chocou o Brasil, e chamou a atenção das autoridades quanto à condição que as mineradoras operam.

No convite, a empresa externou sua solidariedade às vítimas de Brumadinho, e disse ter oferecido suporte à Vale, no sentido de oferecer atenção às vítimas.

Nossa reportagem contatou ainda o Secretário Municipal de Meio Ambiente e do Verde, senhor Felipe Zagalo, que informou que tanto o licenciamento quanto a fiscalização desse tipo de atividade é de responsabilidade exclusiva da Agência Nacional de Mineração, que possui a infraestrutura e corpo técnico capacitado para a avaliação dos impactos. “Por aqui, o que podemos fazer é verificar se a empresa possui todas as licenças e, caso contrário, notificar e comunicar à ANM”, afirmou o secretário.

Por Jorginho Quadros / Fonte e imagem: ASSCOM/CMP

*Foto retirada em visita realizada em setembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here