e4a19ded d3d3 4b77 836d 417a700998a4 300x225 - Inauguração do novo Centro de Recuperação Regional de Paragominas
Via Whatsapp

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) está inaugurando nesta sexta-feira (10/08), o novo Centro de Recuperação Regional de Paragominas. Com área total de mais de 9 mil metros quadrados, a unidade prisional tem capacidade para 306 vagas. Participam da cerimônia de inauguração o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, o comandante-geral da PM, Coronel Hilton Benigno, o superintendente da Susipe, Michell Durans e o diretor-geral Penitenciário da Susipe, Coronel Mauro Matos, entre outras autoridades ligadas ao sistema prisional.

f03818c4 abfd 462e 9661 116e253c25c7 300x225 - Inauguração do novo Centro de Recuperação Regional de Paragominas
Via Whatsapp

A obra foi executada pela Susipe, em convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e contou com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), por meio do Ministério da Justiça, e contrapartida de recursos do Estado, de cerca de R$ 8 milhões. A obra teve um custo total de quase R$ 11,5 milhões de reais.

A nova unidade prisional contará com dois blocos carcerários, contendo 20 celas cada bloco, sendo destas, duas direcionadas à Pessoa com Deficiência (PCD). A unidade terá ainda, oito celas de isolamento, oito salas de visita íntima, consultório médico e odontológico, ambulatório, atendimento psicossocial, sala para tratamento penal, com apoio para advogados, Defensoria Pública e parlatório. Sendo a primeira unidade do estado que contará com três salas de aula, biblioteca e ainda uma sala de informática para a capacitação dos presos.

Para garantir a segurança, a unidade possui uma área de acesso restrita especialmente para as visitas, salas de revista, quatro guaritas de vigilância, que seguem o modelo das unidades federais com sacada, proteção com vidro balístico e refletores. A casa penal também adotou modelo de passarelas, no qual os agentes prisionais acompanham a movimentação dos presos de um andar superior, garantindo mais segurança ao procedimento de abertura e fechamento de celas sem o contato direto com os detentos.

A nova unidade prisional contará ainda, com um moderno sistema de circuito interno de câmeras por vídeo monitoramento, além de um sistema hidro sanitário com durabilidade reforçada dentro de um projeto sustentável e inteligente.

Com a inauguração do novo Centro de Recuperação Regional de Paragominas, o Governo do Estado já entregou 2.357 vagas carcerárias, aumentando a capacidade de custódia para 8.936. Atualmente, 13 novas unidades prisionais estão com obras em andamento (em execução e/ou aguardando reprogramação) para ampliação do número de vagas, nos municípios de Abaetetuba, Marabá, Marituba, Parauapebas, Redenção, Tomé-Açu, Tucuruí e São Félix do Xingu. Essas obras devem gerar juntas mais de 4,2 mil novas vagas prisionais, até o final de 2019.

 Governo do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here