Com o objetivo de difundir o cooperativismo como modelo econômico na região nordeste paraense é que as cooperativas Coopernorte e Sicredi se uniram para promover o 1º Seminário do Cooperativismo de Paragominas. O evento será realizado no Teatro Reinaldo Castanheiras nos dias 8 e 9 de novembro e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Paragominas, do Sistema OCB/PA e Sebrae/PA.

A inscrição será totalmente gratuita e deverá ser realizada no próprio local do Seminário, com a equipe técnica.

Segundo a produtora rural e líder do Comitê Feminino da cooperativa Agroindustrial de Paragominas (Coopernorte), Cireide Carloto, o evento foi idealizado para mostrar que a região tem potencial para o cooperativismo. “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é uma vitória”, afirma.

No dia 8, à noite, o seminário terá como temática a presença da mulher no campo como forma de cooperação para uma economia mais forte. Para apresentar um caso de sucesso foi convidada a agricultora paranaense Cecília Falavigna, conhecida nacionalmente como a rainha da soja. “É um prazer poder compartilhar da minha experiência de vida, pois dificuldades existem, mas a gente não pode ter medo. Hoje olho para trás e vejo que consegui superar muitos problemas graças a Deus e à busca pelo conhecimento. Agora consigo encorajar mais mulheres a permanecer no campo e se fortalecer no mercado”, ensina Cecília.

O presidente da Sicredi Verde Pará, Cláudio Reis, afirma que é preciso difundir o cooperativismo na região ainda mais, pois parte da população não conhece os benefícios oferecidos pelas cooperativas. “O cooperativismo tem a força transformadora, capaz de mudar uma sociedade, num local mais justo e equilibrado, pois queremos um mundo melhor, onde todos se desenvolvam e alcancem seus objetivos. Este seminário tem o propósito de apresentar e esclarecer um pouco esses benefícios aos participantes”, declara Reis.

Além das palestras com personalidades do agronegócio nacional, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma mesa redonda que buscará responder à questão: “O Cooperativismo é um bom negócio?” que contará com a presença dos líderes regionais Basílio Carloto, Cleberson Bertol, Paulo Tocantins, Igo Silva e Ernandes Raiol.

Veja a programação completa:

PROGRAMAÇÃO 1 683x1024 - Paragominas recebe o 1º Seminário do Cooperativismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here