Durante todo o mês de janeiro, a prefeitura municipal de Paragominas se dedicará, através da Sems, à prevenção da hanseníase, popularmente conhecida como lepra. A campanha se denomina Janeiro Roxo, como forma de identificar as ações de conscientização da população. A doença foi erradicada na maioria dos países, no entanto, segue sendo um grande problema à saúde no Brasil que ocupa o segundo lugar em casos no mundo. As características da doença são: manchas na pele, perda de sensibilidade, sendo também de cunho infeccioso e contagioso.

20190112 104603 - Prefeitura de Paragominas dá início à campanha de prevenção da hanseníase denominada "Janeiro Roxo"

A Sems está promovendo uma série de eventos que têm como objetivo oferecer  à população mais esclarecimentos sobre a doença e incentivar o tratamento precoce. A exemplo disso, a coordenação do Posto de Saúde do bairro Laércio Cabeline realizou, com o apoio de vários parceiros da região, um ciclo de palestras com sorteio de brindes e cestas básicas. O PS atende cerca de 1.800 famílias. Além do tema da hanseníase, a equipe falou sobre a saúde da mulher.

IMG 20190111 WA0025 1024x576 - Prefeitura de Paragominas dá início à campanha de prevenção da hanseníase denominada "Janeiro Roxo"

“Esse tipo de campanha é muito proveitosa, pois desperta a atenção da população para o autocuidado, que é preponderante na prevenção de doenças”, disse João Botelho, que é morador da região e um colaborador para o bom funcionamento posto de saúde.

IMG 20190111 WA0027 1024x576 - Prefeitura de Paragominas dá início à campanha de prevenção da hanseníase denominada "Janeiro Roxo"

Para mais informações sobre a campanha, acesse o site da Prefeitura de Paragominas através do link https://bit.ly/2H2rWCf.

Redação: Jorginho Quadros / Foto: João Botelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here