Teve início no último sábado (09), em Paragominas, o Projeto de Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade – Morada Sustentável, que foi contemplado pelo Programa Ecomudança, um programa de investimento em projetos ambientais realizado pelo Itaú Unibanco. O projeto ficou entre os seis melhores do país e foi idealizado por Rayane Guimarães, engenheira ambiental, que atua na Cooperativa de Trabalho de Compostagem de Paragominas, a Coompag.

Screenshot 20190211 112308 Drive 1024x1024 - Tem início em Paragominas projeto de sustentabilidade contemplado pelo Itaú Unibanco

O projeto propõe o desenvolvimento de hortas comunitárias como meio de educar e oferecer uma alternativa alimentar saudável aos moradores de bairros periféricos de Paragominas. Nessa primeira etapa, foi realizada uma oficina de “minhocultura”, uma atividade onde se utilizam minhocas para conversão e transformação de resíduos orgânicos em húmus, que será utilizado no processo de compostagem, o qual servirá para nutrir o solo da horta.

IMG 20190131 WA0040 1024x211 - Tem início em Paragominas projeto de sustentabilidade contemplado pelo Itaú Unibanco
Publicidade

 

Quem desenvolveu a oficina foi a Dra. Letícia Abreu, do corpo docente da UFRA, juntamente com os seus alunos de agronomia. O público alvo foram os alunos da escola Anésia Chaves, localizada no bairro Promissão. Como resultado da oficina, foi criado um “minhocário”. Mas o legado que o projeto deixa na comunidade é muito maior, pois contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis quanto ao meio ambiente.

A próxima oficina já tem data marcada, e será dia 23, onde os alunos aprenderão a realizar a compostagem em leiras.

Por Jorginho Quadros

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here