destaque 429682 90866 304028 300x169 - 38 autos de infração e 4 balanças apreendidas
Dos 120 veículos fiscalizados, entre caminhões, ônibus e vans, 38 apresentaram irregularidades no certificado de verificação. (Foto: Imetropará/Divulgação)

O primeiro final de semana de julho resultou em 38 autos de infração registrados pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), além de quatro balanças apreendidas durante fiscalização dentro da “Operação Verão”, realizada na barreira da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), localizada no KM 4 da PA-391, na estrada de Mosqueiro.

A fiscalização teve como objetivo verificar irregularidades em cronotacógrafos (dispositivo que monitora o tempo de uso, a distância percorrida e velocidade) e veículos transportadores de produtos perigosos.

Dos 120 veículos fiscalizados, entre caminhões, ônibus e vans, 38 apresentaram irregularidades no certificado de verificação.

A partir da autuação, os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Imetropará. A penalidade é definida pelo Instituto e pode variar de advertência à multa entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

07058e7e d900 4cdd 8e08 fc8ede320d25 300x200 - 38 autos de infração e 4 balanças apreendidasEstabelecimentos comerciais do distrito também foram alvos da operação, para verificar a situação dos produtos vendidos aos consumidores. Quatro balanças foram apreendias no Mercado Municipal de Mosqueiro, por estarem fora dos padrões exigidos pelo Inmetro: duas com erro de pesagem contra o consumidor e duas por serem equipamentos “piratas”.

Os postos de combustível também passaram por fiscalização, mas segundo o Imetropará, nenhuma irregularidade foi encontrada.

Operação também em Belém

Seis motoristas foram autuados por irregularidades em relação ao cronotacógrafo, durante blitz realizada na última sexta-feira (30), em Belém.

Dos 30 veículos fiscalizados, seis estavam com certificado vencido e sem ensaio do instrumento.

Taxímetros também foram fiscalizados, mas nenhuma irregularidade foi encontrada, segundo o Imetropará.

(DOL)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here