As cãibras aparecem de forma involuntária e sem aviso prévio

naom 5982de446d133 - 8 possíveis causas para as cãibras
© DR

A cãibra é uma contração involuntária e até mesmo dolorosa do tecido muscular. Trata-se de um movimento corporal inconsciente e que não dá aviso prévio, surgindo de surpresa e condicionando os movimentos por um certo tempo.

Embora não seja possível prever o aparecimento de uma cãibra, é possível prevenir que o músculo contraia de forma repentina. Segundo a revista Time, o descanso físico e mental é meio caminho andado para consegui-lo, assim como tentar saber com o médico como estão os níveis de tiróide e de doenças arteriais.

Além disso, existem outros fatores que são vistos pela medicina como possíveis causadores de cãibras e que muitas vezes podem ser evitados. Confira:

1. Desidratação. Os baixos níveis de desidratação podem promover uma contração involuntária nos músculos, sendo mais frequentes nos dias de maior calor ou em atividades físicas mais intensas e em que a pessoa não ingere água suficiente.

2. Deficiência mineral. Além da água perdida no suor contribuir para a cãibra, também uma deficiência de sódio, cálcio, magnésio ou potássio pode contribuir para este ‘fenômeno’.

3. Gravidez. Durante o segundo e o terceiro trimestre, a gestação é um fator de risco para cãibras.

4. Treino muito intenso. Tanto as corridas de longa distância como o treinos de intensidade intervalada são propensos a provocar cãibras.

5. Fadiga. Quando o corpo não descansa tempo suficiente, eis que uma ou outra cãibra afeta as pernas durante a noite.

6. Muito tempo na mesma posição. Estar sempre em pé ou sempre sentado em nada contribui para o bom funcionamento muscular, causando fadiga e complexidade nos nervos, três fatores que, em conjunto, desencadeiam a cãibra.

7. Determinados medicamentos. Tal como acontece com outras condições de saúde, existem fármacos com efeitos colaterais pouco ou nada esperados e é isso que acontece quando se tomam medicamentos para baixar a pressão sanguínea e que tendem a promover as cãibras. Também os medicamentos para a osteoporose, asma ou menopausa podem ter o mesmo efeito.

8. Condições médicas. Algumas doenças, como as que afetam as artérias, tireoide ou ossos podem ser responsáveis pelo aparecimento de cãibras.

(NaoM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui