Por G1 PA — Belém

whatsapp image 2019 09 08 at 16.40.28 - Antônio Vilaça, prefeito de Barcarena, é velado em ginásio municipal
Corpo de prefeito de Barcarena é velado no ginásio da cidade. — Foto: Reprodução / Ascom Prefeitura de Barcarena

O corpo do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, 65 anos, foi velado neste domingo (8) no ginásio do município. Vilaça morreu durante a madrugada, vítima de infarto. Ele deixa esposa e 4 filhas. O sepultamento está marcado para a tarde desta segunda.

Centenas de pessoas passaram pelo ginásio para prestar homenagens. O prefeito em exercício de Barcarena, Paulo Alcântara, decretou luto oficial de três dias pela morte.

O governador Helder Barbalho também compareceu, acompanhado pelo vice Lúcio Vale. Os dois foram recebidos por Paulo Alcântara.

A assessoria da Prefeitura informou que, às 19h, deve começar uma vigília e que, às 10h de segunda, será realizada uma missa, antes do sepultamento. O cortejo deve percorrer algumas ruas da cidade. O enterro está previsto para 17h.

whatsapp image 2019 09 08 at 16.40.29 - Antônio Vilaça, prefeito de Barcarena, é velado em ginásio municipal
Governador Helder Barbalho vai a velório de Antônio Vilaça, prefeito de Barcarena. — Foto: Reprodução / Ascom Prefeitura de Barcarena
whatsapp image 2019 09 08 at 16.40.29 1  - Antônio Vilaça, prefeito de Barcarena, é velado em ginásio municipal
Centenas de pessoas prestam homenagens à Carlos Vilaça. — Foto: Reprodução / Ascom Prefeitura de Barcarena

Antônio Carlos Vilaça (PSC) estava no segundo mandato, após vender as eleições de outubro de 2012, com mais de 62% dos votos. Natural de Conselheiro Pena (MG), Vilaça chegou a Barcarena há cerca de 30 anos, onde fez carreira empresarial e se destacou no setor de logística e engenharia.

Vilaça era prefeito de Barcarena quando houve o vazamento de resíduos da bauxita da Hydro Alunorte para o meio ambiente após fortes chuvas, em fevereiro de 2018. Ele foi ouvido, em maio daquele ano, na CPI da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) que apura os danos ambientais envolvendo a Bacia Hidrográfica do Rio Pará. Na época, o prefeito afirmou que não houve transbordo na barragem de detritos da empresa. O depoimento dele contraria os laudos do Instituto Evandro Chagas que constataram o transbordo. Antônio era proprietário de empresa que construiu quatro das sete cédulas que constituem a barragem.

Obras

De acordo com a prefeitura, em seis anos, Vilaça revitalizou 73 escolas, colocando ar condicionado em todas, construiu outras 14 unidades de ensino. Obras paralisadas pela União foram assumidas pela gestão municipal e entregues pelo prefeito, como três creches para crianças entre 1 e 3 anos.

Na saúde, Vilaça construiu 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O prefeito terminou a construção e equipou a UPA 24 horas e determinou também a construção do novo Hospital Municipal na Vila dos Cabanos. O prefeito deixa Barcarena com vários canteiros de obras.

Em nota, o Governo do Pará lamenta o falecimento do prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça (PSC). O governador Helder Barbalho informou que vai à cidade para prestar condolências a amigos e familiares.

..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here