destaque 438270 quanto tempo alimentos duram geladeira 0 300x210 - Aprenda a conservar alimentos de forma saudávelMais do que selecionar os melhores produtos e gêneros alimentícios, os bons hábitos de conservação dos alimentos são fundamentais para garantir uma alimentação saudável. Desde o supermercado até o armazenamento e preparo realizados dentro de casa, todos os passos devem obedecer a algumas regras básicas.

Engenheira de alimentos e consultora de boas práticas e segurança alimentar, Anny Campos, 35, destaca que há vários métodos de conservação de alimentos.

DESCONGELAR

Não se deve descongelar os alimentos em temperatura ambiente ou em bacias com água porque estas formas dão condições para que os micro-organismos patogênicos (que causam doenças) se desenvolvam. Os micro-organismos se desenvolvem em temperatura de 5ºC a 60ºC. No Pará, a temperatura média é de 30ºC. Portanto, em temperatura ambiente o risco dos micro-organismos se multiplicarem muito rapidamente é grande.

NÃO RECONGELAR

Congele a quantidade exata de alimentos que vai usar posteriormente, pois não é recomendável descongelar o alimento para retirar uma parte e depois congelar o resto de novo, pos o alimento perde a qualidade e fica exposto ao risco de contaminação.

99917975 7722 4b45 a5f0 8f8491f1ef8b 300x200 1 300x200 - Aprenda a conservar alimentos de forma saudávelARMAZENAMENTO

Itens resfriados ou congelados devem ser colocados por último no carrinho de compras, para que passe pouco tempo em temperatura ambiente. Após a compra, o ideal é que sejam levados imediatamente para casa, para serem guardados na geladeira ou no congelador. Estima-se que esse intervalo de tempo não supere 2 horas.

RAPIDEZ

Depois de pronto, o alimento não pode ficar por muito tempo fora da geladeira. O ideal é que fique no máximo 1 hora esfriando e depois seja submetido

à refrigeração.

HIGIENE

Nenhum método de conservação vai ser completamente eficaz se não forem adotadas boas práticas de higiene ao manipular o alimento. As mãos devem estar sempre lavadas e a pessoa que for manipular o alimento deve estar saudável. Utensílios de madeira como tábuas são muito suscetíveis ao crescimento de micro-organismos. Portanto, não devem ser utilizadas. A resolução RDC 216 da Anvisa determina quais são as boas práticas de higiene durante a manipulação de alimentos.

O cuidado é sempre mantido pelo advogado Victor Dorice, 34. Ao fazer compras no supermercado, ele conta que deixa os alimentos mais perecíveis por último, para que passem o menor tempo possível fora de refrigeração. “Quando eu vou descongelar feijão ou frango, geralmente deixo na geladeira de um dia para o outro ou descongelo no micro-ondas”.

Já o servidor público Anderson Clay, 35, conta que tem outra estratégia para manter a qualidade dos alimentos. “Eu procuro fazer comida na quantidade certa, porque assim não fica muito tempo na geladeira e não corre o risco de estragar”, conta. “Todo mundo em casa prefere uma comida fresca, feita na hora.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui