O benefício consiste em descontos na conta de energia elétrica para famílias que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa.

conta - Beneficiários da tarifa social de energia devem atualizar cadastro no Pará
Conta de energia elétrica no Pará — Foto: Reprodução/TV Liberal

De acordo com um levantamento feito pela Celpa, mais de 45 mil famílias em todo o estado do Pará perderam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica. A tarifa social é um benefício concedido a famílias que tenham renda de até meio salário mínimo por pessoa. Para que o benefício não fique inativo, o cadastro deve ser atualizado pelo responsável familiar a cada dois anos ou sempre que solicitado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Social (Ministério da Cidadania).

Em Belém o número de famílias que perdeu o benefício chega a mais de oito mil, seguido de Ananindeua, com cerca de 4,5 mil, Santarém com cerca de três mil e Marabá com mais de 1,5 mil e famílias.

De acordo com a Celpa, para fazer parte do benefício é necessário possuir NIS, estar com os dados atualizados no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Sobre os valores economizados com o benefício, o desconto é escalonado de acordo com o consumo mensal e pode chegar até a 65%. Por exemplo, em uma conta de energia em que o consumo é de 220 kWh, a economia chega a ser de R$ 52,26 por mês. Em um ano, isso representa uma folga de R$ 627,12 no orçamento familiar.

Os cidadãos estão sem o desconto na conta de energia podem recuperar o benefício em qualquer tempo. Para isso é necessário basta se recadastrar junto ao CRAS do município, com comprovante de residência, RG e CPF. Em casos onde há crianças na família é necessário levar certidão de nascimento dos filhos beneficiados e carteira de vacinação das crianças menores de cinco anos.

Após os dados estarem atualizados, o cliente deve ir até uma agência de atendimento, para nova avaliação de perfil à concessão do benefício de tarifa social. Para verificar se é preciso fazer a atualização do Cadastro Único, a Celpa orienta que os Clientes entrem em contato com a central de relacionamento do Ministério das Cidades pelo número 0800 707 2003.

Fonte: G1 PA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here