O Presidente da Câmara, vereador Hesio Moreira, acompanhado da vereadora Tatiane Helena e o assessor jurídico Elvis Ribeiro, estiveram na manhã e tarde de hoje cumprindo diversos compromissos legislativos na cidade de Belém. Dentre esses compromissos, uma reunião com o Reitor da Universidade Federal do Pará, Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, ocasião em que apresentaram ofício subscrito pelos 13 vereadores da Câmara de Paragominas, no qual se propõe uma parceria entre Câmara, Ufpa e a Hydro, objetivando identificar a causa das enchentes dos últimos anos na nossa região, em especial, a cidade de Paragominas.

CMP x UFPA 300x225 - Câmara propõe parceria com UFPA para identificar as causas das enchentes em Paragominas

De acordo com o assessor jurídico Elvis Ribeiro, a reunião foi muito proveitosa e tudo indica que muito em breve as atividades terão início. “Ainda se está analisando se a universidade realizará o estudo através de projeto de extensão com os alunos ou através do centro de geologia ou geofísica da universidade”, acrescentou. Como contrapartida, além de se colocar como agente facilitador dessa união pró Paragominas, a câmara deverá oferecer todo apoio logístico às equipes técnicas.

“Muitas são as causas apontadas para as enchentes, no entanto, não há estudos que determinem o seu real motivo, o que dificulta a tomada de uma solução definitiva, seja ela a drenagem do rio, o redimensionamento do solo urbano, se é questão de saneamento, se a enchente é motivada pelos plantios de soja, pelas barragens, enfim. Esse conhecimento é de suma importância para quando a câmara vier a apreciar os próximos planos plurianuais, LDOs, tendo o cuidado de alocar os recursos, projetos e programas voltados a atacarem a causa dos problemas e não só as consequências, como se tem feito até hoje, com a distribuição de alimentos, roupas, auxílio moradias, e etc.”, disse o presidente da câmara, Hesio Moreira.

Com informações de Asscom/CMP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here