UFRA 300x172 - Campus Paragominas sediará o I Encontro de Biologia Computacional Aplicada ao Agronegócio
(Reprodução)

Com temas voltados ao estudo de técnicas computacionais que pretendam solucionar problemáticas ligadas à biologia, o Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) de Paragominas receberá o I Encontro de Biologia Computacional Aplicada ao Agronegócio, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2017. O encontro é uma realização da UFRA, por meio do Campus, juntamente com a Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Prefeitura de Paragominas.

O professor Marcus Braga, um dos organizadores do evento, fará uma palestra sobre a “Bioinformática e o Agronegócio”, assunto voltado à informática aplicada à análise e modelização de dados obtidos em pesquisas biológicas, tendo em vista sua relevância ao agronegócio. Segundo ele, a participação dos alunos no encontro é de suma importância para “conhecer um pouco mais da área de Biologia Computacional, sejam alunos de Sistemas de Informação ou de Ciências Agrárias e afins. Tudo começa com o discente, então o público-alvo são discentes, docentes e toda a comunidade, mas, com certeza, o discente é o essencial”.

O professor conta que um dos motivos que levaram à ideia de promover o evento é a implantação do novo curso de Ciências da Informação no Campus Paragominas, do qual é coordenador, que está em andamento. “Também temos projetos de pesquisa, especialmente com a UFPA, nessa área de Biologia Computacional. Então, em conversa com alguns colegas que estiveram em Paragominas no primeiro semestre deste ano, pensamos nesse encontro, visando à cooperação entre UFRA, UFPA e outros grupos que puderem também se associar. Dessa forma, surgiu a ideia de promover esse evento, que ainda é o primeiro, mas queremos que seja anual. Provavelmente, no próximo ano, abriremos chamadas para apresentações de trabalhos que sigam a matriz do encontro”, afirma.

Além do Professor Marcus Braga, outros dois docentes da UFRA de Paragominas também compõem a programação: Rodrigo Lisboa, que falará sobre “A inteligência computacional e sua integração com as ciências agrárias”, e Jonas Castro, com a palestra sobre “Uso de redes neurais artificiais nas ciências florestais”.

O I Encontro de Biologia Computacional Aplicada ao Agronegócio é aberto ao público externo e as inscrições serão feitas somente no dia do evento, e serão gratuitas.

A Biologia Computacional – é a área da biologia que utiliza a tecnologia computacional em problemas biológicos. Divide-se nas subáreas de bioinformática, biologia sistêmica, simulação molecular, genômica computacional, entre outras.

Informações através dos e-mails: marcus.braga@ufra.edu.br/marcusbbraga@yahoo.com.br ou pelos telefones (91) 98184-0844 / 99267-9831 / 99201-3453 / 99619-2310 (Secretaria do Campus).

(Ascom Ufra)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here