Por Christine Murray

Candidato de esquerda à Presidência do México Andrés Manuel López Obrador 01042018 REUTERSJose Luis Gonzalez 300x187 - Candidato de esquerda López Obrador amplia vantagem para 18 pontos em eleição do México, aponta pesquisa
Candidato de esquerda à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador 01042018 REUTERS Jose Luis Gonzalez

MONTERREY (Reuters) – O candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador tem uma dianteira de 18 pontos para a eleição presidencial de 1º de julho no México, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira que o mostrou com uma vantagem crescente no início oficial da campanha.

López Obrador, que lançou sua campanha no domingo, tem 38 por cento das intenções de voto, de acordo com a sondagem da consultoria Parametria, divulgada pela Reuters nesta segunda-feira antes de uma distribuição mais ampla — a pesquisa anterior apontava 35 por cento.

Uma vitória de López Obrador pode representar um governo mexicano menos conciliador com os Estados Unidos, cujo presidente, Donald Trump, vem insuflando tensões com o México na arena comercial e adotando ações agressivas contra a imigração.

López Obrador expressou apoio ao Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), mas seu plano de rever contratos de petróleo recém-firmados provocou o temor de que ele prejudique os investimentos estrangeiros.

Um dos fatores que pareceram ampliar sua vantagem foi a eliminação de dois postulantes independentes, que não obtiveram o número exigido de assinaturas para concorrer.

A sondagem anterior não é uma comparação exata por ainda incluir os candidatos agora desqualificados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here