destaque 591365 bancos 1 300x169 - Curtíssimas do Jorge Quadros, desta quinta-feira (25)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

BANKING

Na quarta-feira (24), o Banco Central (BC) deu início ao processo de implementação do open banking, “com o objetivo de aumentar a eficiência e a competição no Sistema Financeiro Nacional e abrir espaço para a atuação de novas empresas do setor”. O BC publicou o Comunicado 33.455, que estabelece as diretrizes que orientarão a proposta de regulamentação do modelo a ser adotado no Brasil.

SERVIÇO

“Por meio do open banking, clientes bancários poderão, por exemplo, visualizar em um único aplicativo o extrato consolidado de todas as suas contas bancárias e investimentos. Também será possível, por este mesmo aplicativo, fazer uma transferência de recursos ou um pagamento, sem a necessidade de acessar diretamente o site ou aplicativo do banco”, diz o BC, em nota.

ÍNDIA

Kuruaya, esta é a etnia da índia que chamou a atenção de parte do mundo, quando apareceu no protesto que fechou a BR-230, em Altamira, no Pará. Quem a observou não quis nem saber do que se tratava, mas da ‘belezura’ da sua aparência.

DÚVIDAS

Lorena Aranha é aluna de medicina e apareceu no protesto de cocar e deu entrevistas para a imprensa. Muitos duvidaram de que ela realmente seria índia. Mas Lorena é filha de índios do povo Kuruaya (pela parte materna). Lorena não apenas reclamou da situação em que sua etnia se encontra pelos transtornos causados pelo crescimento demográfico da cidade de Altamira, mas pelos “assédios racistas e machistas que ouviu do início ao fim” da manifestação.

LÍDER

“Eu faço a frente da minha comunidade desde os 18 anos, com autorização de minha vó, que me deu autonomia para este tipo de ação, diz Lorena”, afirmando que já esperava por este tipo de situação e que se preparou para agir com coragem diante dos ataques”. (DOL)

CANCELADA

Quem sai de Paragominas com destino à Belém estava preocupado com o anúncio de uma grande greve que seria deflagrada a partir de hoje pelos motoristas e cobradores da frota rodoviária urbana. Mas, a categoria decidiu manter os ônibus em circulação aceitando as propostas apresentadas pelas empresas. Tudo volta à normalidade, porém com avanços para o setor rodoviário.

PROTESTO

Um protesto diferente aconteceu nesta quarta-feira, no Pará. Ribeirinhos utilizando pequenas embarcações ‘fecharam’ o local conhecido como ‘Furo das Mucuras’, na Baía de Guajará, impossibilitando o percurso das balsas que saem de Belém rumo à município de Barcarena.

PROBLEMA

Os ribeirinhos reclamam que o grande fluxo de barcos e balsas de grande porte que estão navegando pelo local, devido a queda da ponte sobre o Rio Moju está causando alagamento em residências que ficam às proximidades do rio.

BIOMETRIA

O vizinho município de Ipixuna do Pará receberá hoje a equipe do Tribunal Regional Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico dos eleitores. Ipixuna é um dos poucos municípios do Pará que ainda não tinha recebido a biometria.

VAQUINHA

Já começa a famosa ‘vaquinha’ entre os amigos do ex-presidente Lula para conseguir arrecadar os quase R$ 3 milhões que é o valor da multa estipulada pelo STJ – Superior Tribunal de Justiça.O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva tem a chance de deixar a prisão ainda em setembro deste ano e cumprir o restante de sua pena, que foi recentemente reduzida para 8 anos, 10 meses e 20 dias, em regime semiaberto.

CORRIDA

Acontece no próximo dia 05 de maio às 6h da manhã, promovido pela Prefeitura de Paragominas, o Festival Esportivo do Trabalhador, com corrida de rua e circuito de ciclismo. As inscrições estão sendo realizadas até o dia 04, na Floricultura Espaço Verde, na Rua Antero Bonifácio 172, no bairro Promissão I.

NET

A NetPará chega com força total em Paragominas e já começa a ganhar uma grande fatia do mercado. Quem já se cadastrou e já está recebendo os serviços de internet elogia e diz que a velocidade garantida no contrato é a mesma recebida e nunca mais tiveram problemas. A NetPará em nosso município tem a chancela do amigo empresário André Barros (Barros Engenharia).

PRÉ-CANDIDATO

Um amigo muito influente ligou para este colunista e afirmou com todas as letras que tem um grupo de empresários interessados em lançar o nome do empresário Sandro (Sandro Auto Peças) como pré-candidato à prefeito de Paragominas já para as próximas eleições.

CONTATO

Tentamos contato com o empresário Sandro na tarde de ontem e ao conseguirmos ele disse que realmente foi sondado por alguns empresários mas não tem nada definido. Algumas reuniões estão sendo agendadas para amadurecer a ideia.

MAS…

Está cada vez mais forte a corrente que luta para que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores brasileiros sejam prorrogados por mais dois anos. Se for aprovada a PEC de autoria do deputado federal Rogério Peninha (MDB-PR) que foi protocolada no dia 12 de abril, durante a Marchas dos Prefeitos em Brasília, muita gente vai ter que se recolher e adiar sua campanha.

MEDO

É bom que se diga que tem municípios brasileiros que a população está rezando, orando ou rufando os tambores para que essa PEC não seja aprovada e que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores passem mais rápido que corrida de cavalo, tal a corrupção que se instalou em prefeituras e câmaras.

ROTATÓRIA

Moradores e pessoas que passam pela rotatória da Av. Tamandaré que faz confluência com a Avenida Tropical estão reclamando do asfalto que é aplicado anquele perímetro. A cada chuva, mesmo que não tenha alagamento, o asfalto vai embora e a buraqueira aparece. Tá dado o recado!

ACIDENTES

E continua grande o número de acidentes em Paragominas. Nesta quinta-feira mais um acidente foi registrado. Desta vez em frente à Universidade Rural da Amazônia na PA 256. Na segunda-feira o professor Paulo Henrique, da Ufra, alertou para o perigo de trafegar naquele perímetro porque ali tem a Ufra, o EETEPA, a Faculdade Metropolitana…enfim. Alunos e professores exigem mais atenção e redução do limite de velocidade por parte dos condutores.

ASSALTO

Moradores reclamam que a soltura de detentos do Centro de Recuperação Regional de Paragominas vai aumentar o índice de criminalidade. Os detentos foram liberados para utilizarem a tornozeleira eletrônica. Mas, na Rua LUis de Camões aconteceu um assalto onde dois indivíduos tomaram a motocicleta de um cidadão, na marra.

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here