
SAIU
Um dos grandes líderes políticos de Paragominas e, do Pará, se desligou do PSDB, partido ao qual era filiado há muitos anos. Adnan Demachki, que foi assessor jurídico, vice-prefeito e prefeito de Paragominas por dois mandatos e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia no governo Jatene voltou ao seu escritório de advocacia e vai cuidar da vida profissional.
MAS
Já adiantaram aqui à este colunista aqui que, apesar de ter sido convidado por vários partidos, Dr. Adnan vai ‘dar um tempo’ na política partidária e vai continuar com sua maratona de palestras em vários municípios paraenses. Como em política tudo é possível, dizem os ‘analistas de plantão’ que o ex-secretário estadual está fazendo a coisa certinha.
PORÉM
Aqui no município de Paragominas há quem diga que Adnan poderá voltar a ser candidato a prefeito, caso o grupo ao qual ele pertenceu muitos anos entenda que ele será o único capaz de enfrentar a oposição que está se fortalecendo.
CONTUDO
Tem outro grupo, mesmo pequeno, que comentou num grupo de ‘zap’ que Adnan deverá ser convidado, após alguns dias de sua ausência do PSDB, a assumir a mesma secretaria que ocupou no governo Jatene, agora no governo de Hélder. Como os comentários são apenas auspiciosos, vamos aguardar.
TODAVIA
Adnan sempre manteve uma boa amizade com Hélder Barbalho, desde quando os dois eram muito ‘jovenzinhos’. Quando Jáder trazia o filho Hélder para a casa do saudoso Samuel Câmara e os dois ficavam ouvindo atentamente o que os ‘caciques políticos locais’ conversavam. Tudo pode acontecer!
ENTRETANTO
Há no cenário político outra situação: Sidney Rosa (PSB), ex-prefeito de Paragominas por dois mandatos, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-deputado estadual (também por dois mandatos) que já foi do PSDB por muitos anos, está trabalhando dia após dia para consolidar seu nome como candidato à prefeito de Paragominas.
ENTÃO…
Com a saída de Adnan do PSDB, com Sidney no PSB, resta agora saber qual será o destino do prefeito Paulinho Tocantins. Fica no PSDB? Sai também do ninho tucano seguindo as orientações do seu amigo Adnan (que foi quem o convidou para o PSDB)? Como será a composição do grupo que comandou Paragominas por mais de vinte anos e que agora, ao que parece, começa a degringolar.
ANUNCIADO
Esta coluna já tinha adiantado que o grupo que governou Paragominas por vinte anos estava definhando há algum tempo. Não se sabe se por desgaste da longevidade ou pelo próprio tempo que se encarrega de fazer com que cada um procure o seu rumo. O certo é que os líderes, pela ordem, Sidney, Adnan e Paulinho não falam mais a mesma língua.
GOTA
A gota d’água que faltava para comprovar o que tínhamos falado, foi uma grande reunião em que os três políticos participaram, com a presença de vários empresários locais, em que Sidney disse algumas coisas que, segundo alguns que presenciaram o ‘discurso’, estavam entaladas há muito tempo.
FUTURO
Como costumamos dizer, o futuro à Deus pertence. Só que, no caso de Paragominas, o futuro está bem alí! No próximo ano teremos eleição e as composições começaram a acontecer. Aliás, alguns nomes se aproximam dos três líderes. Destes, nomes bem conhecidos querem ser ‘afagados’ em seus sonhos e seus egos. Outros, menos experientes, acham que podem repetir o fenômeno Bolsonaro. Mas a maioria tem certeza que a situação é complicada para quem é neófito na política e a aproximação pode ser um bom negócio.
ACIDENTE
Nossas orações para a recuperação de saúde da vereadora Fabiana Potiritá que sofreu um acidente automobilístico. Apesar do susto e dos hematomas, a parlamentar passa bem.
ESTRADA
Vereador Roberto Nagibão encaminhou requerimento solicitando que o Executivo ‘pense na possibilidade’ de construir uma estrada que ligue o Condomínio Rural ao bairro Nagibão à margem da BR 010. Uma boa! Mas, a municipalidade deve pensar também na possibilidade de asfaltar os 12 quilômetros que ligam a sede do município à Colônia do Uraim, que é um sonho de muitos anos daqueles moradores. Não acham?
DEZ!
O prefeito Paulinho Tocantins (PSDB) autorizou a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano dos moradores atingidos pelas enchentes este ano. Isso demonstra que a administração está humanizada e a atitude do gestor merece nota dez por esta atitude!
CHEGARAM
Já estava previsto que os venezuelanos chegariam na região neste período e que chamariam a atenção pela forma como estão andando pelo nosso país em busca de socorro. Isso mesmo, socorro. Como o povo paraense é hospitaleiro, porém desconfiado, há necessidade de que algo seja feito em caráter de urgência para que as ruas da cidade não sejam os lares deles como está acontecendo em outros municípios. Um problema social que estava fora da agenda.
BANDIDOS
Dias atrás o município de Paragominas ‘exportou’ alguns mendigos que estavam atazanando a vida de muita gente. Colocou quase dez homens num ônibus da empresa Aparecida e mandou para o município de Açailândia, no Maranhão. Os ‘caras’, nem bem chegaram em Açailândia e começaram a fazer furtos e assaltos. Alguns foram presos pela polícia e outros estão sendo investigados.
CUIDADO!
Esta informação é importante para que as famílias tenham cuidado ao abrir suas portas e seus corações para ajudar algumas destas pessoas. A maioria é bandido que se passa por mendigo para assaltar, furtar e até matar. Um deles estava sendo procurado pela polícia maranhense por assalto.
FEIRA
Acontece nos dias 18 e 19 de abril no bairro Cidade Nova na Avenida Teresina, em frente à Agência da Empresa Caliman, a Feira da Agricultura Familiar sob a coordenação da Cooperuraim. Frutas, verduras, legumes, artesanato. Vale a pena prestigiar e comprar, é lógico.
CAPOEIRA
O Grupo de Capoeira Sol Nascente vai estar presente em quatro escolas da rede pública municipal de ensino em convênio com a Secretaria de Educação (Semec). As escolas são: Reginaldo Sousa Lima; Anésia da Costa Chaves, Belarmina Fernandes e Roberto Fernandes. Boa ideia!!!
LINGUAGEM
Não sei se notaram, mas a linguagem textual aplicada nos informes da prefeitura de Paragominas mudou. A Assessoria de Comunicação inovou em alguns textos, saindo do jornalismo técnico e, muitas vezes chato, para um texto mais jovem, porém, sem perder a essência da informação. É isso aí!
…