LDO 300x185 - Curtíssimas do Jorge Quadros desta terça-feira (23)
Acontece nesta terça-feira (23), a audiência pública para debater a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o município de Paragominas.

CONCURSO

O Governador Hélder Barbalho anunciou concurso para a público para suprir as 7 mil vagas na Polícia Militar do Pará. Isso demonstra realmente que o Estado vive um momento de defasagem na segurança pública sem precedentes e que esta ausência de agentes tem contribuído para o aumento da criminalidade.

PREVISÃO

Segundo a assessoria do governo do Estado, o concurso para a Polícia Militar já deve acontecer no segundo semestre deste ano. Por esse motivo é necessário que os interessados comecem logo a se preparar para o certame.

DEPRESSÃO

A morte da cantora Yasmin Gabrielle, que ficou conhecida nacionalmente após se apresentar ainda criança no Programa Raul Gil está repercutindo em todo o país e chamando a atenção para uma doença que está afligindo milhares de jovens em todo o País: a depressão. Yasmim que tinha apenas 17 anos foi encontrada morta em seu quarto e ainda há investigações sobre este triste episódio.

JÚRI

O fazendeiro Décio Dutra, acusado de ser o mandante do assassinato do líder sindical José Dutra da Costa, conhecido por ‘Dezinho’, no ano 2000, em Rondon do Pará começa a ser julgado hoje pelo Tribunal do Júri. Em 2014, Décio Dutra foi condenado há 12 anos de reclusão em regime fechado, porém o júri foi anulado. Dezenove anos depois o caso volta à mídia nacional com o julgamento do fazendeiro que começa nesta terça-feira (23).

ACIDENTES

Nos últimos dias Paragominas foi surpreendida com as informações de vários acidentes, dois deles com vítima fatal. O problema, segundo o que se tem falado há muitos anos é a falta de respeito às normas de trânsito, a pressa e a mistura álcool e direção. Muitas dessas situações fogem à rotina do trabalho dos agentes que não podem impedir que, à noite, alguns condutores abusem da velocidade e da direção sem responsabilidade.

CANDIDATO

Em Dom Eliseu, município que já fez parte do território de Paragominas,  continua cada vez mais forte o nome do empresário do setor produtivo Rerivaldo Rocha (PSB). Rerivaldo, que começou sua vida vendendo arroz numa bicicleta ‘cargueira’ hoje é um dos mais promissores empresários do município e tem grandes possibilidades de se tornar prefeito daquele município.

CANDIDATURA

Está praticamente definido que Sidney Rosa (PSB) ex-prefeito de Paragominas, ex- secretário estadual e ex deputado estadual, seja o candidato do partido à prefeito nas eleições do próximo ano. Há uma movimentação muito forte neste sentido e uma pesquisa está sendo programada para medir essas intenções que poderão nortear os rumos da política local.

ANIMAIS

Há grande preocupação na cidade sobre a quantidade de animais que continuam soltos nas ruas de Paragominas colocando em risco a vida das pessoas, principalmente nas rodovias estaduais que cruzam a área urbana da cidade.

CASTRAÇÃO

Por isso que nós apoiamos o Projeto de Lei que foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Paragominas, de iniciativa da vereadora Tatiane para que os animais ‘de rua’ sejam castrados. Isso certamente irá minimizar esta situação. Mas é preciso também que as pessoas, que tem animais em casa, não os abandonem como fazem costumeiramente.

REQUERIMENTO

Apresentado na manhã desta terça-feira (23) requerimento de autoria do vereador Edinho (PDT) estudo para uma possível alteração (adequação) no limite de velocidade da Av. Presidente Vargas e PA 125 (entre a recreativa Bancrévea e o Polo Moveleiro). Como sugestão diria que as avenidas Vinícius de Morais (Promissão II) e Samuel Câmara (Camboatã) precisam também de uma readequação de placas de sinalização vertical, sinalização horizontal e, o mais urgente possível de sinalização eletrônica.

TVJQ 

Um projeto audacioso que começou há pelo menos três anos deverá ser colocado em prática de forma definitiva na segunda quinzena de maio. Com sede em Paragominas, a empresa JORGEQUADROS.COM fará um programa jornalístico envolvendo todas as cidades paraenses do entorno desta cidade e de municípios do Maranhão. A TVJQ ONLINE já é realidade e será lançada com a participação efetiva das empresas locais e regionais.

ALERTA

O alerta está dado: a Prefeitura de Paragominas e a Defesa Civil estão avisando que ainda poderá ocorrer fortes chuvas no município até o dia 24, ou seja, até amanhã. Se chover nas cabeceiras dos rios Uraim e Paragominas e que causem enchentes com possibilidades de alagamentos, é necessário que as famílias que moram em áreas mais baixas, próximas à estes rios que cortam a área urbana da cidade deixem imediatamente suas casas e procurem os abrigos: Centro de Convivência Socorro Gabriel; Escola Municipal Maria da Silva Nunes e Cras Morada do Sol.

ADMINISTRAÇÃO

Tenho ouvido muitas pessoas tecerem críticas pejorativas à administração do Prefeito Paulo Tocantins. Muitas destas críticas de pessoas que simplesmente almejam uma candidatura nas próximas eleições. Uma sugestão: antes de se referirem a forma de administrar do gestor paragominense seria importante visitar os municípios que tem a mesma quantidade de moradores ou menores para que tenham uma ideia de quanto estamos avançando nos últimos vinte anos.

CRÍTICAS

Este colunista sempre foi crítico com relação à algumas ações que consideramos obsoletas e outras que ainda não foram colocadas em prática. No entanto, mesmo que sejamos oposição, se faz necessário conhecer profundamente como funciona uma administração pública, principalmente de um município que se tornou referência no estado pela sua pujança.

LDO

Hoje às 18 horas vai acontecer uma audiência pública para que sejam debatidas as ações que servirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano. Será no auditório do Teatro Reinaldo Castanheira. É importante a participação popular por vários motivos, entre os quais, para que se tome conhecimento dos recursos que serão disponibilizados para as ações administrativas do ano que vem.

….

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here