A Defesa Civil lançou nota na manhã desta quarta (03), para informar à população de Paragominas que o nível do Rio Uraim, que cruza a cidade, baixou 5 cm durante a madrugada e continua baixando cerca de 1cm por hora.

A nota veio para “apagar o fogo” de uma notícia falsa que circulou ontem de que uma barragem teria estourado e que, em virtude disso, as águas se elevaram e invadiram casas nas partes mais baixas da cidade. Moradores compartilharam pelas redes sociais, imagens que revelavam os estragos causados. Mas o pânico foi instaurado, sobretudo, quando vídeos de inundações em outros municípios foram veiculados como se se tratasse de Paragominas.

IMG 20190131 WA0040 300x62 - Defesa Civil informa: nível do Rio Uraim está baixando
Publicidade

As pessoas se encontram com as emoções afloradas. Portanto, a Defesa Civil divulgou um número de telefone para que antes de repassarem informações sobre inundação, as pessoas liguem para comprovar a sua veracidade. O número é o 9-91147545.

A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, está realizando visitas aos moradores das áreas afetadas, oferecendo todo o apoio necessário, dentro dos limites estabelecidos em lei.

WhatsApp Image 2019 04 03 at 09.07.22 300x225 - Defesa Civil informa: nível do Rio Uraim está baixando
Equipes em campo averiguando a situação das residências em áreas de risco

O Secretário de Meio Ambiente e do Verde, Felipe Zagallo, também lançou vídeo informando que juntamente com toda a sua equipe técnica esteve nos locais onde ainda há barragens no município, para verificar se o aumento do nível do rio se devia ao rompimento de alguma delas. Ainda ontem a prefeitura divulgou nota informando que “não houve rompimento de barragens. O aumento do nível dos rios é um fato recorrente do fenômeno La Niña que está afetando todo o Estado”.

Por Jorginho Quadros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui