Um fato inédito está mexendo com os bastidores da política após um deputado reeleito ter assumido a orientação sexual e entrado na Justiça para ocupar o cargo como mulher. O fato ocorre na Alemanha.

Segundo informações do Extra, Markus Ganserer foi reeleito ao cargo pelo Partido Verde no Parlamento regional da Baviera. Ele havia assumido recentemente o gênero feminino. Agora, Markus tenta assumir o mandato com o nome social Tessa Ganserer.

No discurso após a reeleição, a nova postura veio à tona:  “Eu sou uma mulher em todas as fibras do meu corpo e agora também uma senhora deputada regional”. A mensagem foi postada no Facebook.

mulher 15 01 2019 09 39 48 - Deputado assume orientação sexual e entra na Justiça para ocupar cargo como mulher

O parlamentar de 40 anos anunciou a mudança de gênero há algumas semanas nas redes sociais e deve se pronunciar oficialmente sobre a mudança de identidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a imprensa internacional, é a primeira vez que uma mulher transgênero vai ocupar o cargo em uma instituição política alemã. Nos Estados Unidos, Christine Hallquist, do partido democrata, foi a primeira candidata transgênero a concorrer a um  cargo de governo, no estado de Vermont, porém ela foi derrotada em novembro do ano passado.

APOIO

No parlamento a decisão de Markus, agora Tessa, não passou despercebida. A presidente, Ilse Aigner, da União Social Cristã (CSU), partido aliado aos democratas cristãos de Merkel, deu-lhe forte apoio.

“Nosso colega se torna uma colega, isso não deve ser um problema nesta casa e deve ser respeitado”, insistiu em um comunicado publicado após uma reunião com Tessa Ganserer.

Para que o politico consiga realizar a mudança em seus documentos de identidade, Tessa Ganserer deverá esperar, porém, no final de novembro do ano passado, ela obteve certificado médico de um psiquiatra certificando sua transexualidade. A lei alemã estipula que são necessários dois exames para poder aspirar a uma mudança de nome no registro civil.

(Com informações do Extra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here