destaque 537903 dp20180905 ra 6909 - Desfile cívico tem uma mulher no comando pela 1ª vez

Ana Beatriz está há 28 anos na Marinha do Brasil e hoje é Capitã de Mar e Guerra (Foto: Ricardo Amanajás)

Pela primeira vez na história, uma oficial mulher da Marinha do Brasil vai comandar o desfile cívico em Belém, em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil. A missão foi dada à Capitã de Mar e Guerra do Quadro da Saúde, Ana Beatriz de Alcântara Menezes, que ocupa o cargo de vice-diretora do Hospital Naval de Belém.

O desfile ocorrerá hoje (7), a partir das 9h, na avenida Presidente Vargas. Ao todo, 4.400 mil homens e mulheres de tropas federais, estaduais, municipais e grupamentos não-institucionais participarão do desfile. Deste total, 3.321 são militares, sendo 714 mulheres. Natural do Estado do Rio de Janeiro, a Comandante, de 50 anos, ingressou na Marinha em 1990, quando tinha apenas 22 anos.

Formada em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela conta que ingressar na Marinha era um sonho que ela conseguiu realizar logo após concluir a faculdade. E tem uma carreira nas Forças Armadas que já soma 28 anos. “Costumo dizer que, tudo aquilo que eu sou como profissional, devo à Marinha. Foi quem me forjou a profissional que sou hoje”, pondera.

Por conta da carreira militar, a Comandante já atuou no Rio de Janeiro, no Hospital Naval Marcilio Dias, após o curso de carreira como tenente e capitão, foi designada para o Hospital Naval de Recife onde trabalhou durante sete anos.

Atualmente, está em Belém há um ano, na função de vice-diretora do Hospital Naval. “É uma cidade muito acolhedora, calorosa e que marcou, realmente, a minha carreira. Acho que nós mulheres entramos na Marinha e conquistamos os nossos espaços”, garante.

Elas estão conquistando espaços em todas as Forças Armadas

A cada ano, as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) se revezam no comando do desfile. Este ano está sendo comandado pelo Comando do 4º Distrito Naval. “Fico assim muito honrada e muito feliz de poder estar representando a Marinha e a mulher nesse desfile. E bastante ansiosa, com uma expectativa muito boa. A minha filha é aluna do Colégio Militar de Belém, então ela vai estar desfilando também”, garante a comandante Beatriz.

EVENTOS

Paralelo ao desfile, este ano o evento traz uma novidade: trata-se da exposição de materiais militares na Praça da República das 8 às 12h. Além disso, de 8 às 17h estará disponível para visitação pública o Navio Auxiliar “Pará”, que atracará no Cais da Escadinha, próximo à Estação das Docas. O evento pode ser assistido pelo público em geral, de maneira gratuita.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here