A juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas e é percursora de importantes mudanças políticas no cenário nacional. O Dia da Juventude do Brasil visa justamente homenagear toda essa história. O evento acontecerá no próximo domingo, 27, a partir das 08:00h, no Salão Paroquial da Igreja Santa Terezinha, na Promissão I.

Com o tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), o evento ecumênico pretende alcançar a juventude paragominense pertencente aos mais diversos grupos visando abordar as políticas públicas e junto a isso construir a civilização do amor, que é um dos objetivos da Pastoral da Juventude.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 22.01.52 300x225 - Dia Nacional da Juventude será comemorado neste domingo, 27
Jovens da Morada do Sol debatem políticas públicas para a juventude

Para este ano, o DNJ terá uma “pegada” mais cultural e trará oficinas de capoeira, teatro e dança, além de rodas de conversa e o desfecho com uma missa.

Francisco Viana, que é Assessor da Juventude e Coordenador da Cáritas, diz que a programação vem enfatizar que a nossa juventude não é homegênea, como muitos pregam. Na verdade, há muitas “tribos”, e as necessidades do jovem de cada comunidade também é diferente. Por isso, ao longo do semestre, vêm sendo realizadas rodas de conversa nos diferentes bairros da cidade, para ouvir  a esses jovens e assim poder melhor direcioná-los no âmbito das políticas públicas.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 22.01.36 300x225 - Dia Nacional da Juventude será comemorado neste domingo, 27
Roda de conversa realizada com jovens do bairro Morada do Sol

Mosaniel Santos, Coordenador Paroquial, diz que apesar do que muitos pensam, o evento não é restrito à Pastoral da Juventude: “Temos o sonho de ver outros movimentos da juventude participando conosco, para que possam apresentar qual o espaço que abrem para os nossos jovens”.

Originalmente, o Dia da Juventude foi criado por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1985, que foi considerado o Ano Internacional da Juventude. No Brasil, o Dia da Juventude foi oficialmente decretado com a Lei nº 10.515, de 11 de julho de 2002, instituindo o dia 12 de agosto como o Dia Nacional da Juventude. Já a data utilizada pela paróquia segue sempre o surgimento do primeiro DNJ paroquial.

WhatsApp Image 2019 10 23 at 22.03.11 236x300 - Dia Nacional da Juventude será comemorado neste domingo, 27

Pastoral da Juventude

Em Paragominas, há oito grupos da PJ, sendo cinco na zona urbana e três na zona rural. Na zona urbana, há três mais antigos (JUFAC, na Promissão I; JUNEC, na Promissão II; e JUSC, na Promissão III), todos com mais de 20 anos de existência; e dois que estão iniciando agora (no JK e na Morada do Sol). Na zona rural, há grupos na CAIP, Vila Nova e Faixa 5.

20191023 215201 300x225 - Dia Nacional da Juventude será comemorado neste domingo, 27
Da esquerda para a direita: Lucivan, vice-coordenador paroquial; Francisco Viana, assessor da Juventude; Mosaniel, Coordenador Paroquial; Jorginho (este repórter)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui