destaque 513244 t - Doações no Hemopa caíram pela metade em 2 meses

(Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

O estoque de bolsas de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) precisa da solidariedade de doadores para continuar atendendo aos pacientes que dependem do recebimento de sangue.

Durante os períodos de abril e maio houve uma redução de até 50% no número de doações, o que impacta diretamente no estoque que precisa atender a uma média de 218 hospitais no Estado. De acordo com a gerente de captação de doadores do Hemopa, Juciara Farias, a redução nos estoques causa um reflexo para muitos pacientes que dependem de bolsas de sangue para a melhoria da saúde. “Cada paciente que interna para fazer uma cirurgia, tem por trás uma bolsa de sangue. Então precisamos estar sempre abastecidos para atender a essa demanda”.

Qualquer pessoa que tenha entre 16 e 65 anos, que pese mais de 50 kg e que esteja bem de saúde pode doar. Ao se dirigir a um dos centros de coleta do Hemopa, o doador voluntário passa por uma triagem que inclui a realização do cadastro, aferição da pressão arterial e conversa com o médico.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui