Nos últimos dias, viralizou no Whatsapp uma notícia de que o Serviço Nacional da Indústria – Senai estaria contratando profissionais para diversas áreas e sem necessidade de experiência prévia. Para se candidatar à vaga, bastaria acessar um site e preencher alguns dados além de compartilhar a mensagem com alguns amigos. Para chamar ainda mais a atenção, a mensagem apresenta salários com valores muito atraentes. Confira:

“Pessoal, acabei de ver que o SENAI está contratando. Não precisa ter experiência!

Vagas para:
-Ajudante Geral
-Ajudante de Secretaria
-Assistente de Diretoria
-Atendente de Matrículas
-Auxiliar de Escritório
-Auxiliar de Limpeza
-Inspetor de Alunos
-Jovem Aprendiz
-Merendeira
-Motorista
-Teleatendimento Receptivo
-Secretária

Salários de R$998,00 à R$3044,00.

CANDIDATE-SE AQUI [SITE]

_INDIQUE PARA OS AMIGOS_”

Mas se você seguir todo o passo a passo, nada acontece. A notícia, portanto, é falsa e segue o mesmo modus operandi de outras notícias  de vagas de empregos que circulam na internet e que, na realidade, só querem roubar dados pessoais de internautas. A prática corriqueira é conhecida como “phisnhing”, termo em inglês que significa ‘pesca’, e se trata de uma estratégia de engenharia social utilizada por criminosos para obter ilegalmente informações de usuários através da suplantação de identidade tal como a do site fictício que diz pertencer ao Senai.

Para constatar a notícia, acessamos o site oficial do Senai que nada aponta sobre as tais vagas. Portanto, busque sempre informações provenientes de fontes oficiais ou uma de sua confiança como o site Jorge Quadros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui