A medida visa aumentar o índice de atendimento de chamadas no país

naom 5548d43d97c39 - Governo vai liberar dados de donos de carros em recall para montadoras

ODepartamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai permitir que montadoras tenham acesso ao nome e endereço de donos de veículos chamados para recall. De acordo com o governo, a finalidade da medida é aumentar o índice de atendimento no Brasil.

Quando há recall, as marcas costumam avisar por carta os proprietários de unidades chamadas de volta às oficinas, além de promover a chamada em meios de comunicação.

No entanto, as empresas afirmam que têm apenas p contato do primeiro dono do veículo, que faz a compra na concessionária. O acesso ao banco de dados do governo vai permitir que as montadoras cheguem aos atuais proprietários dos veículos.

Segundo refere o G1, o Denatran também possui outras informações pessoais dos donos, como telefone e e-mail, mas estes não serão disponibilizados.

Para ter acesso às informações, as empresas terão que pagar pelo serviço. As principais montadores envolvidas no recall dos ‘airbags mortais’ – Honda, Nissan e Toyota – já afirmaram que irão solicitar esses dados ao Denatran. O custo varia de acordo com a quantidade de pessoas que terão os dados repassados.

Até 50 mil consultas, cada uma sai por R$ 1,01, explica o Denatran. O valor unitário vai sendo reduzido conforme a quantidade aumenta. Acima de 1 milhão de consultas, por exemplo, cada uma sai por R$ 0,50.

Proteção de dados

O órgão explicou que apenas serão liberados os dados dos donos de veículos que possuem recall aberto, independente do ano em que ocorreu o chamado. Não há prazo-limite para a montadora consertar um defeito apontado em recall.

Além disso, o governo afirmou que tem como verificar se as informações estão sendo utilizadas para meios indevidos.

(NaoM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui