20180614 133649 1 768x432 - Hemorede estadual está preparada para receber os doadores de sangue do veraneio
Foto: Reprodução

20180614 133649 1 300x169 - Hemorede estadual está preparada para receber os doadores de sangue do veraneioAs onze unidades de coleta de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém e no interior do Estado estão preparadas para receber os doadores de sangue do veraneio, tendo em vista que, neste período, as cidades recebem um número maior de visitantes com a chegada do verão e das férias escolares.

Mesmo com o estoque de sangue regular para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) alerta para necessidade de garantir esse fluxo de atendimento regular, que vem sendo mantido desde janeiro deste ano, ao atender satisfatoriamente as solicitações de transfusão da rede hospitalar paraense.

As ações estratégicas de captação de doadores vem transformando o cenário do voluntariado no Estado que, no primeiro semestre deste ano, registrou o comparecimento de aproximadamente 38 mil candidatos à doação de sangue somente em Belém.

Segundo a titular da Geacd, a assistente social, Juciara Farias, a responsabilidade social da doação voluntária de sangue é de todos. “Isso é fundamental para manter a regularidade do atendimento transfusional, sobretudo, com o apoio do corpo clínico da rede hospitalar junto aos familiares e amigos de pacientes internados”.Lucas Pinto doador 1 300x225 - Hemorede estadual está preparada para receber os doadores de sangue do veraneio

O senso de responsabilidade social moveu o estudante Lucas Pinto Ferreira, 18, que realizou um antigo desejo: doar sangue, que ele efetivou na Unidade de Coleta do Pátio Belém, nesta sexta-feira (5).  “Faço um apelo para todos de Belém e Região Metropolitana para que doem sangue na Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém, na sede do Hemopa ou ainda no Shopping Castanheira. Muitas pessoas que precisam de transfusão para viver”, observou o jovem que por meio do seu gesto de solidariedade, quer estimular a doação de sangue.

Hemorre estadual– O veranista que sair de Belém para outras cidades do Estado, pode curtir as férias e, ao mesmo tempo, salvar vidas, doando sangue nos serviços de coleta de sangue que compõem a hemorrede estadual.

“Curta o seu verão com saúde, segurança e solidariedade. Doe sangue”. É a sugestão de Juciara Farias para quem vai aproveitar as férias, mas sem deixar de lembrar de outras pessoas que precisam desse gesto de generosidade ao próximo.

A assistente social sugere ainda que “antes de sair de Belém, doe sangue na sede do Hemopa ou nas unidades de coleta do Pátio Belém ou Castanheira”. Já no interior do estado, a coleta pode ser efetivada nos Hemocentros Regionais de Santarém, Castanhal e Marabá; e nos Hemonúcleos de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção e Capanema.

Para doar sangue – É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.

Texto: Vera Rojas.

Fonte: www.saude.pa.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here