71427798 volunteers from a culinary school mix mashed avocados as they attempt to set a new guinness 300x169 - México quebra recorde mundial com guacamole de três toneladas
Guacamole produzido no México quebrou recorde mundial Foto: STRINGER / REUTERS

A produção de um guacamole de três toneladas no México neste domingo bateu o recorde mundial de maior do mundo. Para que essa façanha se tornasse possível, foram necessários vinte e cinco mil abacates e mil pessoas para amassá-los.

Esse feito, preparado no estado mexicano de Jalisco, foi realizado em parte como entretenimento e em parte como ato político, uma vez que os produtores no México argumentam que eles — e os norte-americanos amantes de guacamole — se beneficiaram do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que está agora sob ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Negociadores do Canadá, México e Estados Unidos se encontraram na capital mexicana neste final de semana para reformar o acordo de 23 anos, que Trump ameaçou terminar se não conseguir concessões para reduzir um déficit comercial com o México.

Cerca de 80% do consumo de abacate dos Estados Unidos vem da crescente extensão de plantações mexicanas. Jalisco se tornou o segundo maior produtor da variedade Hass no México, depois do Estado de Michoacan, de acordo com produtores.

Mais de 600 estudantes de chefs de cozinha e 400 moradores da cidade rural de Concepción de Buenos Aires prepararam o prato tradicional para milhares de pessoas, muitas das quais vieram da capital de Jalisco, Guadalajara.

(Extra)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui