Por G1 PA — Belém

whatsapp image 2018 11 11 at 12.41.58 - No PA, Segup registra prisão, assalto e tentativas de invasão em locais de prova do Enem 2018
ENEM 2018 – DOMINGO (11) – BELÉM (PA) – Movimento tranquilo em frente a um colégio no centro de Belém para o segundo dia de provas, com a abertura dos portões. — Foto: Arthur Sobral / G1

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) registrou uma prisão, um assalto e duas tentativas de invasão de local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante o 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Pará.

O coronel André Cunha, secretário adjunto de operações da Segup, disse que a operação Enem está sendo tranquila, já que só é concluída após o recolhimento total do material da prova. No Pará, foram 734 locais de prova, destes 123 localizados em Belém.

“Comparando com o ano passado, este ano está sendo muito mais tranquilo. Não tivemos qualquer episódio registrado de tentativa de burla por meios eletrônicos e também graves, como queda de energia, chuva forte, inundações, e outros eventos da natureza. Isso nos leva a considerar que a operação até o momento está muito exitosa”, afirmou.

Ocorrências

De acordo com o boletim, um foragido da justiça do Amapá foi preso ao sair da prova em uma escola de Belém. Ele é suspeito do crime de estupro de vulnerável e estava foragido desde 2014. Após ser preso, foi levado para a Seccional de São Brás e, em seguida, para a Central de Triagem da Cremação.

Tanto na escola Armando Fajardo, em Ananindeua, na região metropolitana, e na escola Reginaldo Souza Lima em Paragominas, no sudeste do estado, dois candidatos tentaram pular o muro após o fechamento dos portões. Segundo a Segup, as duas ocorrências foram impedidas por agentes da Polícia Militar, que faziam o policiamento em frente aos locais.

Ainda segundo o boletim, um roubo foi registrado em frente à Escola Técnica, em Tailândia, no nordeste do Pará. O autor do crime está sendo procurado pela Polícia. A PM chegou a prender um suspeito, mas ele não foi reconhecido pela vítima.

Operação Enem

A operação Enem da Segup iniciou às 5h30, sendo que às 9h20 os malotes contendo os cadernos de provas foram entregues em todo o estado. Ao todo, 75 municípios receberam aplicação do Exame.

A Segup informou que, após o encerramento das provas, às 18h, foram coletados os malotes. Ao todo, na região metropolitana, o trabalho dura cerca de 4 horas. O material é entregue na Divisão de Suprimentos do Exército, onde é armazenado até ser encaminhado para correção, em São Paulo.

Já no interior, os malotes voltam para quatro centros regionais de distribuição, localizados em quartéis do Exército em Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

De acordo com o coronel Cunha, a previsão é terminar o recolhimento antes do tempo previsto. “Neste segundo dia, conseguimos concluir a logística de entrega 40 minutos antes do prazo, e esperamos que o recolhimento final também termine antes”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here