Aconteceu, nesta quarta, 6 de novembro, no Hotel Regente, o 1° Encontro Regional para Desenvolvimento Territorial, com a participação de oito municípios.

De iniciativa da prefeitura de Paragominas, o evento culminou com a assinatura de um protocolo de intenções tendo como missão, planejar o desenvolvimento territorial, promover e garantir a atratividade dos municípios, criando um ambiente seguro para investimentos, financiadores e para as cadeias produtivas, entre outras finalidades para otimizar o uso territorial de forma compartilhada e sustentável.

20191106 171011 300x169 - Paragominas protagoniza proposta de desenvolvimento territorial compartilhado e sustentável
Prefeito Paulo Tocantins, quem provocou o encontro

O prefeito Paulo Tocantins, de Paragominas, participou, em setembro, de uma reunião na qual esteve presente o embaixador da França, e diante dos impasses relativos às novas políticas ambientais, o embaixador teria afirmado que a União Europeia não tem a intenção de engessar o desenvolvimento da região amazônica, mas espera que os municípios que ocupam o território tenham esse compromisso com o trato ambiental.

Desse encontro, surgiu a proposta de se englobar os oito municípios signatários que, além de serem limítrofes, possuem semelhanças nas suas atividades produtivas e nos desafios enfrentados, visando preparar terreno para o desenvolvimento ordenado da região.

Os municípios signatários são: Paragominas, Tomé Açu, Ulianópolis, Dom Eliseu, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Ipixuna e Rondon do Pará.

Agora, prefeitos terão um encontro com o governador do estado, Hélder Barbalho, previsto para o próximo dia 14, para tratar das questões referentes a este projeto de gestão sustentável do território.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui