O poeta paraense Antonio Juraci Siqueira, conhecido pela sua literatura refinada e por personificar a figura lendária do “boto”, completou hoje, 28 de outubro, “71 voltas em torno do sol”, como ele mesmo diz em uma quadra publicada em uma rede social:

Vou seguindo, sem escoltas,
feito alegre rouxinol
com setenta e uma voltas
feitas em torno do Sol!

Nascido em Cajary, município de Afuá, no Pará, o poeta, professor e filósofo, começou sua história com as letras há mais de 30 anos, período em que publicou mais de 80 obras. Mas Juraci já foi coletor de sementes, pescador, seringueiro, carroceiro, padeiro e açougueiro. Com seu jeito gozador, ele conta que chegou a Belém a nado, feito em boto, para continuar os estudos. Em lá chegando, estabeleceu o seu açougue de onde tirou seu sustento e da família.

Juraci 2 243x300 - Poeta paraense Antonio Juraci Siqueira completa "71 voltas entorno do sol"
Antonio Juraci Siqueira em Monte Alegre, para elaboração do seu livro Itaí, a carinha pintada

Contudo, foi durante uma das crises econômicas que afetou o povo brasileiro que Juraci mudou totalmente o curso de sua história, abandonando a atividade de açougueiro, já que a sua clientela não tinha condições de comprar o seu produto, e começou a vender poesia na portaria das escolas de Belém.

Com seu notável talento, a literatura de Juraci, que sempre traz os traços da cultura paraense, caiu no gosto do povo de Belém e também fez muito sucesso em editais pelo mundo afora, onde foi contemplado com diversas honrarias. Ele é reconhecido como um dos maiores trovadores contemporâneos e lenda viva da cultura paraense.

PACAN TATU CUTIA NAO 1392813828B 300x225 - Poeta paraense Antonio Juraci Siqueira completa "71 voltas entorno do sol"
Paca Tatu Cutia Não

Dentre as suas obras mais famosas está o livro “Paca, Tatu; Cutia não!”, que ganhou versões das editoras Tempo e Paulinas, e é obrigatória na estante de todo bom leitor. Mas as obras artesanais fabricadas pelo próprio autor, com histórias satíricas, cheias do humor perspicaz paraense, é que fazem de Juraci, o escritor querido por todas as gerações.

Nosso site congratula o grande Antonio Juraci Siqueira pelo seu aniversário. Esse é um momento importante não só para o mestre, mas para a literatura brasileira e a cultura paraense. Parabéns, poeta Juraci!

No vídeo abaixo, publicado no canal Ayvu Rapta – Contadores de Histórias, é possível conhecer um pouco mais sobre o poeta:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui