Na terceira idade é comum surgirem demências, como o Alzheimer, que são um conjunto de sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida da pessoa, levando a problemas cognitivos (memória, raciocínio, linguagem) resultando em alterações do comportamento e no funcionamento ocupacional deste indivíduo, influenciando na sua autonomia e independência em realizar suas atividades cotidianas.

Sabe-se que a população idosa vem crescendo cada vez mais no Brasil e para viver a terceira idade com qualidade, o Terapeuta Ocupacional é fundamental nesta fase da vida. Sua atuação abrange a reabilitação cognitiva e motora, quando já existe uma demência ou outras patologias já instaladas como também na prevenção de doenças e manutenção da saúde, preparando o idoso para os eventos inerentes ao seu envelhecimento (aposentadoria, menopausa, perdas) sempre incentivando seu convívio social, familiar e sua autonomia.

hand male trying connect pieces white jigsaw puzzle wooden table 20693 196 300x200 - Por que a terapia ocupacional é importante para a saúde do idoso? - Por Andiara Santos
Imagens: Freepik

A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior da área da saúde que promove o desenvolvimento, tratamento e a reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitem de cuidados físicos, sensoriais, psicológicos e ou sociais, por meio de instrumentos que envolvam a atividade humana em um processo dinâmico relacional entre estas atividades, a pessoa do paciente e a do terapeuta. Para que isso aconteça, primeiramente é realizada a avaliação deste paciente/cliente que envolve funções cognitivas, aspectos anatomofisiológico, cinesiológico, psicoemocional,sociocultural, econômico, história de vida e familiar, além de avaliar o ambiente domestico/barreiras arquitetônicas. A partir daí é traçado um planejamento terapêutico voltado para a necessidade deste individuo.

O terapeuta ocupacional é capaz de planejar, analisar e realizar em seus atendimentos diversos tipos de atividades, sempre com objetivos prévios, dentre elas: atividades expressivas, lúdicas, recreativas, artesanais, de vida diária (comer, vestir, higiene pessoal, locomoção), de avida prática (fazer compras, telefonar, cozinhar,etc).

O objetivo geral é reduzir a dependência, melhorando a qualidade de vida desta pessoa. As atividades, além da estimulação e reabilitação, primam por ser um momento de prazer para este idoso em tratamento.

Andiara Ferreira dos Santos
Terapeuta Ocupacional

Ᾱnanda Espaço Terapêutico
Instagram: @anandaespacoterapeutico
Tel: (91) 98172-8855

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here