Você já parou para pensar como você tem cuidado de sí mesmo? Autocuidado é um conjunto de atitudes que muitas vezes fazemos automaticamente sem nos percebermos e outras até negligenciamos. Rotinas de higiene logo pela manhã são autocuidado, assim como tirar um momento do dia para refletir.
Autocuidado significa cuidar de si próprio e ter este hábito significa estar atento às próprias necessidades.
Muitas vezes nos preocupamos em cuidar somente dos outros  (filhos, pais, cônjuge, enfermos, etc) ou afazeres (emprego, atividades domésticas) e descuidamos de nós mesmos. Com o tempo isso pode resultar em estresse, ansiedade, distúrbios do sono, baixa imunidade, baixa auto-estima, chegando a certo ponto em que você não consegue cuidar de seus afazeres nem daqueles que precisam de seu cuidado. Por isso cuidar de si é tão importante, para garantir uma qualidade de vida integral, ter saúde e disposição para cuidar de si, do outro e de seus projetos pessoais de uma forma em que você mesmo considere satisfatória.
Isso envolve hábitos e rotinas saudáveis que podem ser cultivados de forma prazerosa e dentro da realidade de cada indivíduo. Basta começar com a intenção de que seu bem estar e sua saúde integral – que envolve saúde mental, física, integração social, espiritualidade – é a sua prioridade.
Aqui vão algumas dicas de como cultivar hábitos e rotinas de autocuidado:
▪Pratique uma atividade física que você goste;
▪Tenha bons hábitos alimentares;
▪Busque dormir e acordar no mesmo horário
▪Tenha uma noite reparadora de sono;
▪Cuide de sua higiene pessoal carinhosamente;
▪Reserve um tempo para estar só: medite,  faça alguma atividade que cultive bons sentimentos e harmonia;
▪Tenha momentos de lazer em boa companhia ou sozinho;
▪Avalie como foi seu dia;
▪Evite pessoas, hábitos e lugares que você sabe que são tóxicos mas ainda insiste em cultivar. Evite!
▪Organize seu tempo, selecione sua prioridade do dia, de vida;
▪Procure ajuda quando necessário;
▪Reconheça seus limites;
▪Seja sua melhor companhia!

No Dia 02 de março, o Espaço Terapêutico Andiara Ferreira dos Santos estará realizando o “Dia de Amar a Si Mesmo” onde será trabalhado o tema “Autocuidado” a partir do Auto conhecimento e da prática de atividades como o Yoga, Meditação, Danças Circulares, Reiki e Culinária, todas como estímulo ao hábito do autocuidado. Inscrições pelo telefone: 98172-8855.

Siga a página do Espaço Terapêutico pelo Facebook:   https://www.facebook.com/Andiarafsantos/

Tem alguma dúvida ? Deixa nos comentários!


Sobre a colunista

IMG 20190212 WA0031 1024x1024 - Por que o autocuidado é tão importante? - Por Andiara F. dos Santos

Andiara Ferreira dos Santos é Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará-UEPA/Belém, com especialização em Saúde Mental e formação em Terapia Comunitária. Possui experiência em diversos campos da Saúde Mental (CAPS, Clínica de Psiquiatria e Comunidade Terapêutica, além de atuação na educação e abrigos de idosos e crianças). Foi professora da disciplina Estágio Supervisionado para o curso de Terapia Ocupacional na UEPA/Belém e na escola SOTER, em Paragominas, na disciplina de Saúde Mental.
Mestre Reiki desde 2001 e instrutora de Yoga pelo Amazon Yoga Inbound, em Belém.

Ela atende no Espaço Terapêutico Andiara Ferreira dos Santos localizado na Rua 31 de Março, 180 – Célio Miranda. Paragominas-PA. Contato: 98172-8855.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui