fd864996 322d 4ac6 b26d 0003873d3032 300x169 - Prefeito de Paragominas e Procurador Federal mediam negociação entre índios e madeireiros e Semma deve retirar maquinário apreendido na aldeia tekohaw
Imagem enviada via WhatsApp

A Prefeitura de Paragominas vem esclarecer sobre a situação entre índios da aldeia Tekohaw e madeireiros do município de Nova Esperança do Piriá.
O caso aconteceu após as lideranças indígenas terem apreendido um maquinário de posse dos madeireiros alegando que os mesmos estariam fazendo a extração ilegal de madeira na reserva localizada em Paragominas.
A partir disso, os índios solicitaram a ação imediata dos órgãos competentes, bem como a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (Semma), exigindo assim junto ao Ministério Público Federal (MPF) a prisão dos envolvidos.
Com isso, a fim de esclarecer os fatos, no último dia 18 do mês corrente, uma reunião foi proposta no auditório da Prefeitura de Paragominas, juntamente com o Prefeito Paulo Tocantins e o Procurador Federal Felipe de Moura Palha e Silva que estiverem reunidos com centenas de índios que reivindicaram a retirada imediata de madeireiros na reserva indígena.
Com intuito de controlar a situação, a Prefeitura de Paragominas, através da Semma, se comprometeu em retirar este maquinário até a apuração dos fatos, e assim posteriormente tomar a atitude necessária para resolver a situação.
Contudo, no último domingo (23), outro maquinário foi apreendido pelos indígenas, deixando o clima mais propício para possíveis conflitos. Para evitar que os madeireiros entrem em confronto com os índios na tentativa de reaver o maquinário, a Semma, ainda nesta segunda-feira (24), irá lavrar auto de apreensão e depósito, e irá recolher todas as máquinas apreendidas até que o caso seja esclarecido.

Prefeitura Municipal de Paragominas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here