614033 Presidente continuara visita tecnica em Paragominas - Presidente do Tribunal de Justiça faz visita técnica a Paragominas
Foto: Ricardo Lima
A Comarca de Paragominas, no sudeste paraense, receberá a visita técnica da Presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e sua equipe de gestão no período de 23 a 24 deste mês. Participarão do encontro magistrados e diretores de Secretaria da 6ª Região de Paragominas e de algumas Comarcas da 5ª Região de Capanema, entre as quais estão Augusto Correa, Bragança, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Primavera, Salinópolis e Viseu.

O encontro tem o objetivos de promover aproximação da gestão de magistrados e servidores; apresentar o Plano de Gestão do biênio 2017/2019; estabelecer canais entre as equipes; fomentar a comunicação interna; entre outros. A diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística (DPGE), Karla Loren Lopes Gonçalves, explicou que as demais Comarcas integrantes da 5ª Região participarão da visita técnica a ser realizada na Comarca de Castanha, em março de 2018.

A abertura do encontro será realizada pelo presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, na tarde do dia 23. Em seguida, magistrados e servidores passarão por uma dinâmica de integração, promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas. Depois, serão apresentadas as temáticas de Gestão por Competência, da Saúde de Magistrados e Servidores e do Plano de Logística Sustentável (PLS).

No segundo dia da visita, 24, o DPGE apresentará o Plano de Gestão deste biênio, direcionado às principais ações estruturantes e processuais, com a execução, em seguida, de três oficinas de discussão baseadas nas perspectivas do plano para avaliação e propostas. Serão apresentadas as oficinas de Sociedade – Idosos em situação de vulnerabilidade, Processos Internos –  Soluções alternativas e Recursos – Modernização da infraestrutura. À tarde, serão realizadas as apresentações dos grupos e estão programadas a roda de conversas da Presidência com os magistrados.

As oficinas de planejamento durante a visita têm o foco na discussão de temas relacionados ao Judiciário Nacional e na contribuição no desenvolvimento do Plano de Gestão bienal e na construção das bases do novo planejamento estratégico local. Para isso, serão formados grupos de magistrados e diretores de secretaria, cada um liderado por um juiz moderador, juntamente com um servidor do DPGE, para promover os trabalhos que serão expostos em plenária a todos.

A novidade desta edição é a oferta da oficina de Tabelas Processuais Unificadas aos servidores.  Karla Loren, diretora do DPGE, disse que a oficina tem o objetivo de fazer a classificação correta e adequada dos processos de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em convocatória enviada pelo desembargador presidente, Ricardo Ferreira Nunes, o magistrado ressalta a importância da participação para a consecução dos resultados e a concretização do caráter participativo do evento, além de promover o intercâmbio de informações e de propostas voltadas a melhoria da gestão do Judiciário paraense.

Os próximos encontroa envolverão as regiões de Castanhal, Marabá e Santarém. As Varas e Juizados de cada região são definidos pela equipe técnica da Presidência e informadas posteriormente. As visitas já ocorreram nos Fóruns Cível e Criminal de Belém.

(ASCOM TJPA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui