O projeto Morada Sustentável – Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade, idealizado pela engenheira ambiental Rayane Guimarães, voluntária da Cooperativa de Resíduos Sólidos de Paragominas, a COOMPAG, é um dos seis melhores projetos nacionais selecionados para financiamento do Itaú Unibanco, na ordem de R$ 73.801,50.

A engenheira responsável precisou se afastar do projeto, em abril deste ano, para realizar o mestrado, mas o projeto foi abraçado pela comunidade, sobretudo, pelos alunos das escolas contempladas, e continua de vento em popa.

O projeto propõe o desenvolvimento de hortas comunitárias como meio de educar e oferecer uma alternativa alimentar saudável aos moradores de bairros periféricos de Paragominas. As hortas foram implantadas em três escolas municipais: Angélica Dantas, Anésia da Costa Chaves e a creche Ítalo Garcia. A ideia é utilizar as hortaliças na merenda escolar e oferecer o excedente à comunidade.

 

Entrevistamos o diretor de uma dessas escolas, o professor Mário Tito, que revelou à nossa reportagem que a horta já tem dado resultados. “Toda a logística tem sido realizada pelos alunos, são eles os responsáveis pelo plantio e colheita. Eles fazem questão de colocar as mãos na massa”, acrescentou o professor.

Ele disse ainda que todo o sistema de irrigação foi adquirido e instalado pela própria escola. A manutenção da horta tem o apoio técnico de profissional da UFRA. Já o papel da COOMPAG tem sido no sentido de oferecer acompanhamento na captação do adubo orgânico que é processado na cooperativa. Cooperação que faz a diferença.

Outra finalidade do projeto seria melhorar o produto desenvolvido pela COOMPAG, testá-lo e abrir uma janela para a sua comercialização, e, portanto, a sustentabilidade da cooperativa que desde a sua implantação ainda depende de recurso público para o seu funcionamento.

De acordo com o presidente da cooperativa, senhor Luiz Vaz, para que o produto possa ser comercializado é necessário que haja testes, pois hortaliças são melindrosas. Mas, até o momento, os resultados têm sido satisfatórios e a produção bastante vistosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui