Vivemos em uma época que os avanços tecnológicos ocorrem cada vez mais rápido e que a sociedade está em constante mutação. Apesar de a invenção da internet ser um fato relativamente recente, ocorrido em 1969, nos últimos anos as mudanças e os avanços no ramo da tecnologia foram cada vez mais impressionantes e se incorporaram em vários momentos da rotina das pessoas.

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No Brasil, ano após ano vem crescendo o número de indivíduos conectados à rede mundial de computadores. Em todas as faixas etárias já se observa algum nível de acesso à internet e outras tecnologias.

Atualmente, muitos são os meios de se ter acesso à internet, computadores, notebooks, tablets, smartphones e até relógios. O aumento das formas de uso e da comodidade no uso da internet facilitaram para que os brasileiros utilizassem muito mais essa ferramenta em suas atividades cotidianas. Tornou-se cada vez mais freqüente a realização de serviços bancários, acesso à notícias, músicas, filmes, compras, dentre outras atividades.

O aumento da confiança das pessoas na realização de tarefas pela internet elevou de maneira astronômica o volume de compras on-line. A adaptação das pessoas a este novo estilo de vida levou a uma modificação do cenário econômico no Brasil e no mundo.

O e-commerce (compras on-line) é um ramo de comércio em ascensão e sem previsão de estagnação ou crise.

O impacto econômico é tão grande que no Brasil em 2018, apenas no natal foram vendidos através desta modalidade de compra aproximadamente R$ 9,9 bilhões.

Segundo a Forbes, a estimativa de gastos com compras online no ano inteiro de 2018 chegou à casa dos 166,2 bilhões de reais.

Segundo levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) 89% dos internautas brasileiros fazem compras online.

Outro dado importante é que 95% das pessoas que compram online  tem entre 30 e 49 anos e preferem comprar online por conta principalmente de questões como conforto.

Os consumidores apontam que as compras na internet possuem muitas vantagens, tais como:

  1. O preço dos produtos geralmente é mais em conta do que em lojas físicas.
  2. As formas de pagamento são mais flexíveis.
  3. Maior comodidade e conforto.
  4. Evita-se muitas vezes o mau atendimento que ocorre em algumas lojas físicas.
  5. Facilidade em fazer pesquisa de preço.

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Mas, nem tudo são flores nessa relação econômica. Os consumidores também enumeram algumas desvantagens ou riscos:

  1. Os valores dos fretes estão cada vez mais caros
  2. O fato de não poder experimentar o produto.
  3. A espera pela chegada do produto.
  4. O receio de que a compra possa não chegar.
  5. Receio do furto de dados ou outras fraudes.

Cabe aqui observar que, as compras online possuem uma vantagem legal em relação às compras em lojas físicas. Esta vantagem está prevista no Art. 49 do CDC, que prevê o direito de arrependimento para todas as compras realizadas fora do estabelecimento comercial no prazo de 07 dias a contar da data de recebimento do produto. Este direito vale para compras na internet, televendas e qualquer outra modalidade realizada fora da loja física. Nestes casos o consumidor pode devolver o produto e trocá-lo ou receber o dinheiro de volta, independente de justificativa para a devolução do produto.

Outra curiosidade sobre este tema é a variedade de produtos e serviços que são negociados via internet. Dentre os mais procurados estão:

– Celulares e aparelhos eletrônicos portáteis.

– Artigos de Informática.

– Moda (vestuário, calçados e acessórios)

– Beleza

– Jogos e brinquedos

– Produtos fitness.

Diante de tanta variedade e possibilidades, percebemos que as mudanças são inevitáveis e as adaptações sociais cada vez mais necessárias. Deste modo, os Órgãos de Defesa dos Consumidores recomendam cuidado e atenção no uso da internet seja para comprar ou contratar serviços. Recomenda-se cuidado com o fornecimento de dados pessoais e bancários, atenção ao que diz a lei sobre a obrigatoriedade das empresas fornecerem informações claras, precisas e objetivas sobre o preço, forma de pagamento e ficha técnica do produto.

Estar “antenado” com a modernidade significa estar também ligado em seus direitos enquanto consumidor!

 

Sobre a colunista:

Izadora 150x150 - S.O.S. CONSUMIDOR: INTERNET, UM NOVO ESTILO DE VIDA - Por Izadora CarvalhoIzadora Macedo Carvalho é advogada com formação pela Universidade da Amazônia- UNAMA. Especialista em Direito do Consumidor e Direitos da Criança e do Adolescente. Coordenadora do Procon Municipal de Paragominas e membra do conselho municipal de Saneamento básico.

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