Por G1 Santarém — PA

ubs nova republica - Santarém é o município com maior índice de casos de sarampo no Pará, segundo a Sespa
Santarém está em alerta com os casos de sarampo. A Tríplice Viral é a principal forma de prevenção contra a doença — Foto: Agência Santarém/Divulgação
Santarém, no oeste do Pará, é a cidade com maior índice de casos de sarampo no estado, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa). Com 37 casos confirmados da doença, de fevereiro de 2018 até o momento, o município está em alerta. A quantidade corresponde a mais da metade do total de ocorrências no Pará.

De 6 a 8 de fevereiro, uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde e da Sespa esteve em Santarém para implantar o Plano de Eliminação do Vírus do Sarampo no Brasil na região, com o objetivo de interromper a circulação do vírus e garantir que o país permaneça o Certificado de Eliminação da Circulação do Vírus do Sarampo. O título foi recebido em 2016 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O critério avalia a incidência de casos confirmados do vírus num período de 12 meses. Caso o Brasil complete um ano com a circulação do vírus, perderá o certificado. Estados e municípios tem até o dia 28 de fevereiro para encerrar os casos de sarampo no Brasil.

O avanço do sarampo se deu com o processo migratório de venezuelanos para o Brasil, que trouxe o mesmo vírus que circula na Venezuela.

Mesmo com o alerta, o Pará não alcançou a meta de vacinação contra a doença. Por isto, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa) promoverá, na sexta-feira (22), o Dia D da campanha de vacinação contra sarampo em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade e planalto. As UBS’s estarão funcionando no horário das 8h às 17h para vacinar a população.

Situação epidemiológica

Desde fevereiro de 2018, o Brasil vem registrando casos de sarampo nos estados do Amazonas (9.803), Roraima (355), Rio Grande do Sul (46), Rio de Janeiro (19), Sergipe (04), Pernambuco (04), São Paulo (03), Bahia (03), Rondônia (02) e Distrito Federal (01).

O sarampo

2Q== - Santarém é o município com maior índice de casos de sarampo no Pará, segundo a Sespasarampoarte - Santarém é o município com maior índice de casos de sarampo no Pará, segundo a Sespa

Sarampo — Foto: Editoria de Arte / G1

O sarampo é uma doença infecciosa altamente aguda e transmitida pelo ar. Entre os sintomas estão: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, vômito, diarreia e manchas na pele que geralmente permanecem por quatro ou cinco dias.

A Tríplice Viral é a principal forma de prevenção, que protege também contra caxumba e rubéola. Segundo o Ministério da Saúde, é necessário tomar as duas doses da vacina a partir de um ano de idade.

A população deve procurar um serviço de saúde caso apresente sinais e sintomas de sarampo, manter o calendário de vacinação atualizado e regularizar a situação vacinal antes de viagem para municípios, estados ou países onde estejam ocorrendo casos de sarampo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here